Já vos falei do primeiro porta-bebés que usei com o baby-boy. Hoje falo-vos daquele que mais uso no meu dia-a-dia: o sling de argolas. 

Sling de argolas ou ring sling é basicamente um pano com duas argolas numa das pontas. Com a sua correcta colocação é possível transportar bebés à frente, na anca, e em alguns casos às costas, quando o pano tem comprimento suficiente (como o meu).

O seu sistema com argolas, permite ajustar o pano ao bebé e ao seu carregador, respeitando a fisionomia e ergonomia dos dois. Dentro dos slings de argolas, há uma multiplicidade de materiais, tipos de tramas e padrões, que vão de encontro às necessidades e gostos de cada um.

É normal se comprarem um sling de argolas, que ele pareça difícil de ajustar. Isso é porque o pano precisa de ser “quebrado”, ou seja, usado. É preciso dar algum uso, até o pano estar macio e deslize facilmente no nosso corpo e nas argolas.

Os bebés devem estar sempre na posição vertical, quando estão colocados nos slings de argolas. SEMPRE! A posição de berço é altamente desaconselhada por vária entidades. Claro que podem estar a dar de mamar, com o sling posto, mas o bebé deve estar seguro nos vosso braços e sempre com atenção às vias respiratórias do bebé desimpedidas. 

Não confundir com os pouch slings, que são slings de pano, sem possibilidade de ajustar o pano ao bebé ou carregador. Por esse motivo só devem ser usados quando o bebé suporta bem a coluna. Ou seja, quando se sentar sozinho sem apoio. Já o sling de argolas, permite um uso desde o nascimento do bebé, até… bom, até o bebé (criança) e o carregador quiserem. 🙂

Sim, aquela é a Tete no meu sling de argolas, que coloco e carrego sem qualquer dificuldade. 🙂

Muita gente se questiona, que por só estar preso ao carregador num ombro se provoca dor ao carregar. A minha resposta é: não! Incrivelmente, se for um sling de argolas de boa qualidade, com um pano de tecelagem própria para carregar bebés, se estiver bem colocado e ajustado, não existe desconforto ou dor ao carregar o bebé ou criança. Aliás, essa é uma forma de detectar se o sling está mal ajustado.

Também me perguntam se não há o risco de o bebé cair (escorregar por baixo) ou a argola abrir ou partir. A resposta é: não! Mais uma vez, se for um produto de qualidade certificada, foi testado para todas essas eventualidades, não apresentando qualquer risco. 

Como colocar um sling de argolas?

Bom, eu podia explicar-vos por palavras, por desenhos e fotografias. Mas sem dúvida que vou deixar isto para quem sabe e deixo-vos um vídeo. Se reparem o vídeo tem 2:30 min e é isso mesmo. Depois de ganhar o jeito (ao fim de uma meia dúzia de vezes) o sling de argolas leva esse tempo ou menos a colocar. 

A minha experiência com o sling de argolas

Vou confessar-vos, não comecei muito bem esta relação com o sling de argolas. Houve uma altura, que pensei que não tinha nascido com o dom para colocar e queria ver slings de argolas bem longe de mim. 

A primeira vez que experimentei um sling de argolas, foi num lanche com amigas, que marcámos para esse efeito mesmo. Algumas levaram vários tipos de porta-bebés que tinham, para experimentarmos. Tinha uma enorme curiosidade sobre o sling de argolas, que tencionava comprar para o baby-boy, ainda na barriga. Mas foi o horror, a tragédia, o desespero! Não atinava com aquilo de maneira nenhuma, torcia o pano nas argolas só de respirar, jurei a mim mesma que não voltaria a experimentar tal coisa! (muito menos usar)

Até que me disseram que eu tinha de experimentar o sling de argolas certo. Mais tarde, desafiada pela Entrelaçado, resolvi dar uma segunda chance e desde então que não quero outra coisa.

sling de argolas

Uma foto para registar esse bonito momento!

Dicas para atinar com um sling de argolas

Se tal como eu, já experimentaram e não correu bem, ou simplesmente tencionam começar a experimentar, seguem as minhas dicas que não vão falhar! 

  • experimentar com o bebé colocado noutro porta-bebés. Eu experimentei com o baby-boy no pano elástico. Ajudou imenso, pois não tive que me preocupar em segurá-lo, e tive sempre as duas mãos livres para perceber o posicionamento correcto do pano e argolas. Depois, experimentei novamente, com o bebé “solto”.
  • experimentar com um pano às riscas ou gradiente de cor. Pode parecer simplesmente estético, mas não! Um pano com riscas, ou gradiente de cor pode ser uma ajuda imprescindível no ajuste do sling de argolas. Para mim foi o ponto chave para conseguir ajustar correctamente, em relação ao primeiro que experimentei, pois percebia exactamente qual a tira de pano que deveria puxar.

Eu só vejo vantagens no sling de argolas. É prático de colocar, pouco volumoso, que permite andar na mochila/mala do bebé, e permite carregar desde recém-nascido, até a criança ser grande. Neste último caso, é o ideal, quando temos bebés/crianças que gostam de andar, mas que pedem colinho de vez em quando. E se o pano for bem giro, podem andar sempre com ele colocado, como se fosse uma encharpe ou cachecol (eu ando!).

As recomendações de colocação são as mesmas do pano elástico:

  • pernas do bebé sempre para fora;
  • joelhos do bebé elevados em relação ao rabinho (a famosa forma em W);
  • respeitar a posição natural do bebé;
  • vias respiratórias do bebé desimpedidas;
  • à distância de um beijo.

Quanto a marcas, o meu é um Girasol, mas existem imensas marcas e lojas onde comprar! 

Poderá interessar

Babywearing – o pano elástico

Babywearing – Como sobreviver a 3 filhos #03