Muito devido ao esquema de sopas que partilhei aqui no blog, perguntam-me se não é essencial colocar a batata na sopa, para que a sopa fique mais rica em hidratos de carbono. Por isso, vou explicar-vos o que penso sobre o assunto e porque sou da opinião que a batata não é um ingrediente obrigatório na sopa.

Não tenho nada contra a batata, de longe! Gosto muito de batatinhas. Mas no esquema que partilhei aqui no blog, muita gente questiona como se assume que a curgete, couve-flor e chuchu podem ser substitutos da batata.

Ver esquema para sopa de legumes

Pois que não são substitutos. A ideia do esquema não é apresentar os substitutos de cada legume e vegetal, mas sim organizar os vários vegetais em grupos, de forma a conseguir fazer muitas combinações diferentes e conseguir sopas variadas.

A sopa sem batata é mais pobre em hidratos de carbono?

Bom, depende do ponto de vista. É comum vermos a recomendação da sopa sem batata para quem quer perder peso, porque de facto, a batata é mais rica em calorias. Também possui mais hidrato de carbono e existe este eterno mito que os hidratos de carbono engordam. Disclaimer: o que engorda é consumir mais calorias que aquelas que consegue gastar. Ponto.

A questão também se coloca ao contrário: sendo os bebés e crianças seres em crescimento e com gastos energéticos grandes, não precisam de mais hidratos de carbono? Vamos por partes, então:

  1. de facto os hidratos de carbono fornecem açúcar/glicose, que é o que o organismo usa para transformar em energia;
  2. nem só os alimentos ricos em hidratos de carbono (como a batata), são fornecedores de hidratos de carbono; todo os vegetais, frutas, leguminosas, cereais, sementes, oleaginosas e lacticínios (lactose) fornecem hidratos de carbono.

Portanto, se uma sopa não for rica em hidratos de carbono, porque não tem batata, há muitas outras fontes que os fornecem e que devem fazer parte de uma dieta variada. Contudo, de salientar, que TODOS os ingredientes da sopa (segundo o esquema aqui do blog) fornecem hidratos de carbono.

Mas vamos a contas

Eu gosto muito das minhas continhas. Usando os ingredientes do grupo dos “brancos” no esquema das sopas, vamos ver quantos hidratos de carbono existem por cada 100g de ingrediente (valores do ingrediente em cru):

  • batata – 19,2g
  • batata doce – 28,3g
  • curgete – 4,2g
  • couve-flor – 3,3g
  • chuchu – 2,8g

Isto podia ser uma comparação simples, se usássemos sempre a mesma quantidade de cada ingrediente. Mas isso não acontece. Eu, por exemplo, uso muito mais curgete na sopa, do que batata, quando essa é a minha opção. Ou seja, facilmente uso 1kg de curgete na sopa, pois esta tem mais água e diminui de tamanho com o calor; e apenas 300g ou 400g de batata, para uma mesma sopa.

Neste ponto de vista, em contas simples:

  • 400g de batata branca estou a colocar 76,8g de hidratos de carbono (ignorando os outros ingredientes)
  • 1000g de curgete estou a colocar 42g de hidratos de carbono (ignorando os outros ingredientes)

E de repente, a curgete que só tem 1/4 dos hidratos de carbono da batata branca, ao usar numa sopa essa diferença já não é tão grande. 

Como faço cá em casa

Quem nos segue no Instagram já percebeu que não costumo colocar batata na sopa. A justificação é muito simples: os meus filhos gostam demasiado de massa, arroz, batatas, etc, no prato. Nas refeições é sempre o que pedem para repetir. Também, tendem a consumir muitos alimentos à base de cereais ao longo do dia, logo, uma maior quantidade de hidratos de carbono. Perante este cenário, considero que numa refeição principal consomem hidratos de carbono suficientes, aproveitando a sopa para variar a ingestão de vegetais dos pequenos.

E é assim que deve ser visto. Cada caso é um caso e as opções devem ser ajustadas ao cenário de cada família! E claro, se esta é uma questão que vos preocupa, não hesitem em procurar o conselho de nutricionista, para a opção mais adequada à vossa família.

Em suma

A sopa não é uma ciência. Nem é esperado que se ande a calcular o valor nutricional de cada sopa que fazemos em casa, seja para bebés ou adultos. O importante é variar os alimentos e consumirmos de tudo um pouco.

E se olharmos para a nossa dieta com atenção, percebemos que facilmente consumimos hidratos de carbono suficientes ao longo do dia, sendo a diferença de gramas de hidratos de carbono de uma sopa para outra, pouco relevante.

Poderá interessar: