Hoje o baby-boy completou 6 meses! Não estava a contar que hoje começasse a comer. Queria começar eventualmente esta semana, sem pressas, um dia qualquer com calma, que nos desse jeito. Mas aconteceu. Hoje começou a comer, em baby-led weaning e começou pela sopa. Mas, mas, mas, é possível? Sim, é possível a introdução da alimentação complementar pela sopa em BLW. 

Hoje de manhã, enquanto preparava as panquecas para a lancheira da Tete e oferecia de pequeno-almoço às miúdas, deparei-me com uma panqueca perdida no tabuleiro da cadeira do baby-boy.

E o que o pequeno se esforçou para lhe chegar, até que… chegou! Pegou, mordeu, mastigou, “esfrangalhou” a panqueca toda sozinho. Mas como isto aconteceu? Mas como ele sabe o que isto é e serve para comer? Primeira lição do dia: não somos nós que decidimos quando e o quê eles vão começar a comer em BLW! Quando o bebé contacta e partilha regularmente as refeições com a família, seja os pequenos-almoços, almoços, lanches ou jantares, eventualmente acontecerá o que nos aconteceu hoje. Uma panqueca, ou outro alimento salta para a sua frente e começam a comer. Sabemos que nesse dia eles estão preparados e é hora de avançar.

E o que fazer agora? Ainda me encontrava dividida de como fazer: sopa, ou BLW? Mas serão assim tão incompatíveis ou opostos? A sopa é um prato, o baby-led weaning uma abordagem. Portanto, não se podem comparar. 

baby-led weaning defende que o bebé deve ser confrontado com os hábitos alimentares da família. Pois cá em casa a sopa é a base. Comemos sempre, todos, para mim é impossível pensar em introduzir a alimentação complementar sem passar pela sopa. Mas como o fazer mantendo uma abordagem que respeita o bebé como o BLW? 

Este foi tema de uma extensa troca de e-mails entre mim e a Gill Rapley e Tracey Murkett, autoras dos livros originais de BLW. Mas só depois de elas terem vindo a Portugal é que perceberam a real importância da sopa na nossa cultura e gastronomia. Após algumas sugestões delas e depois de dissecar os seus livros, resolvi experimentar oferecer sopa em BLW através de colheres pré-carregadas (ready-loaded spoons).

Como oferecer sopa em BLW?

No livro “Os bebés sabem comer sozinhos“, a tradução do livro “The Baby-led Weaning Cookbook” de Gill Rapley e Tracey Murkett, podemos ler (pág. 23): “Para comida fluídas, um pequeno recipiente, que o bebé possa segurar numa das mãos (enquanto tem uma colher na outra), possibilitará o uso de ambas as mãos simultaneamente. No início, poderá preferir oferecer-lhe uma colher pré-carregada, para que ele possa praticar o acto de a levar até ao interior da boca ainda com alguma comida!”

Pode-se ler também no livro “Baby-led Weaning: Helping your baby to love good food”, das mesmas autoras (pág. 177-178): “E os bebés podem tirar comida de uma colher com a boca, antes de poderem carrega-la eles mesmos, de modo que oferecer ao seu bebé uma colher pré-carregada também pode ser uma maneira útil de mostrar-lhe como funciona uma colher.” (tradução livre)

E foi isto mesmo que fiz. Preparei uma típica sopa de bebé, como a que oferecemos por uma abordagem tradicional, mais espessa. Carreguei pequenas colheres e ofereci junto com outros alimentos. O baby-boy sentiu-se imediatamente atraído por elas. Pegou nelas e levou-as à boca comendo tudo o que estava contido nelas.

Ainda pegou nos outros legumes inteiros, levou à boca, explorou. Mas sem dúvida que as colheres foram o que mais o atraiu. 

Qual a opinião de Gill Rapley e Tracey Murkett?

Bom, claro que não passei o dia sem enviar um e-mail a Gill e a Tracey sobre as minhas experiências. Precisava da aprovação delas à minha interpretação das suas orientações. Elas sempre se mostraram muito interessadas em ajudar e encontrar uma forma de interpretar o BLW, de forma a que fizesse sentido no nosso país. Ficaram encantadas e confirmaram que se o bebé tem a capacidade de levar uma colher à boca sozinho, a técnica das colheres pré-carregadas é uma excelente estratégia!

Sopa e baby-led weaning não são incompatíveis, muito menos opostos!! É possível oferecer sopa em BLW, se o desejo da família é seguir uma abordagem respeitadora do bebé. 

Adquirir ebooks de como oferecer alimentos ao bebé.

Mais informações sobre BLW:

Visitem o site da Gill Rapley, para mais artigos e informações sobre BLW: http://www.rapleyweaning.com.

Têm ainda os livros e a tradução em português “Os bebés sabem comer sozinhos” da editora Matéria Prima. Encontram em livrarias físicas, online e em hipermercados.