Já descrevi anteriormente, que tendo a facilitar muito as coisas com a alimentação do bebé, quando não estamos em casa. Mas acontece passar fins-de-semana fora, ou mesmo eventos em família, em que toda a gente pede e se delicia em ver o bebé a comer. Continuo o baby-led weaning fora de casa e tenho algumas estratégias para o fazer.

A comida

Tenho várias formas de resolver esta questão. Por norma e tal como o BLW defende, tendo a procurar opções na refeição em família para oferecer ao bebé. Nem sempre é possível. Enquanto nós em casa já temos uma alimentação pensada para integrar o bebé, em casa de familiares, piqueniques ou restaurantes isso não é possível.

Em casa de familiares, ainda peço para preparar alguns elementos da refeição para o bebé, como preparar a sopa espessa para ele conseguir comer, grelhar alguma carne sem temperos, cortar palitos do pepino da salada, preparar outros legumes que se vão servir na refeição aos palitos, até mesmo optar por massinhas espirais para facilitar a tarefa ao bebé.

Em alternativa, preparo uma pequena marmita, com alguns alimentos base, que não fujam muito do que poderá ser a nossa refeição. Mesmo com a marmita, selecciono um ou outro alimento que esteja na mesa para o bebé experimentar, se for adequado.

A fruta é a parte que menos me preocupa. Há sempre fruta fresca em qualquer lado que o bebé possa comer!

Baby-led weaning fora de casa

A “chafurdice”

Uma leitora descreveu os momentos de refeição do meu bebé de “chafurdice”. Achei o termo tão carinhoso, que comecei a aplicar extensivamente a tudo o que envolve a sujidade provocada pela hora de refeição do bebé.

Eu não me importo de limpar tudo o que meu bebé suja para comer. É a contrapartida de proporcionar uma experiência sensorial e de o incentivar a que aprenda algo novo a cada refeição. Em casa das outras pessoas, o caso muda de figura. Não tenho tanta facilidade de lhe dar um banho e confesso que a área em que ele está pode parecer um verdadeiro campo de batalha. Felizmente para nós, que há sistemas de protecção de bebé e redor, para facilitar esta tarefa. Chama-se Tidy Tot e foi uma verdadeira revelação.

O Tidy Tot consiste num babete com mangas e um tabuleiro maleável que se sobrepõem ao tabuleiro da cadeira. Para além de proteger o bebé, também protege toda a área que o envolve. As duas peças colam por meio de velcro, não havendo escapatória possível para os restinhos de comida que caem. É totalmente impermeável e não é quente para o bebé. O mai importante, o bebé não fica preso, tem total liberdade de movimentos, mantendo uma exploração livre de alimentos.

No final da refeição, o bebé sai completamente limpo, e os dois elementos do Tidy Tot limpam-se com facilidade. Eu lavei só com água e ficou impecável. Secou muito rapidamente!

Nesta altura de verão, em casa, ainda opto por colocar o bebé nu a comer. Mas fora de casa e futuramente, quando fizer mais frio, o Tidy Tot é um óptimo auxiliar. Adquiri o meu na loja Rebento e vocês podem comprar um kit completo, com 20% de desconto até 15 de Agosto, usando o código “TIDYTOTNACADEIRADAPAPA”.