Para esta semana, fiz uma combinação que até há pouco tempo, era para mim, bastante improvável: sopa de couve-flor e brócolos. Não sei porquê, mas sempre achei que estes dois legumes não estavam destinados a ficar juntos numa receita. Mas rapidamente percebi que estava redondamente enganada. E a primeira experiência foram estas frittatas de brócolos e couve-flor.

Desde então, que tenho combinados estes dois vegetais em sopas e acompanhamentos de refeições. E sabem que mais? Adoro e as miúdas também! (o Francisco ainda não percebeu a beleza de uns belos brócolos cozidos)

Acho que já comentei que os brócolos estão ao preço do ouro, hoje em dia. O que se passa? Já devíamos estar na época deles… Mas mais uma vez, encontrei-os ao preço habitual no supermercado e abasteci-me, antes que o valor inflacionasse novamente.

A minha dica de hoje vai para ordem que coloco os legumes. Eu não coloco tudo ao mesmo tempo, vou descascando e colocando, enquanto a água ferve. Em primeiro lugar, coloco sempre a cebola e/ou alhos, para “aromatizar” a água. Em segundo lugar, coloco os legumes que demoram mais a cozer: cenoura, talos de brócolos e de couve-flor. Por último, os legumes que cozem rapidamente: folhas de couve, curgete, leguminosas cozidas.

Sopa de couve-flor e brócolos

Muitas pessoas questionam-me sobre a quantidade de cebolas que eu uso nas sopas. Ora bem, são 6 litros de sopa. É muita sopa! Quando estou a preparar as quantidades de legumes para a sopa, segundo o esquema dos 4 legumes, faço mais ou menos esta relação: 1/3 de legume verde, 1/3 de legume branco (raramente totalmente batata) e 1/3 de legume laranja e cebola/alho/alho-francês. Ou seja, se eu quiser usar apenas alho, por exemplo, coloco mais legume laranja (cenoura ou abóbora). Quanto ao legume branco, é raro fazer só batata, normalmente é batata e outro legume branco, ou couve-flor, ou curgete, ou chuchu exclusivamente. Portanto, tendo em conta a explicação acima, a quantidade de cebola não é assim tanta, em comparação à de legume verde e à de legume branco.

Não se esqueçam de aproveitar a totalidade dos brócolos, talos e tudo. Dão uma textura super cremosa à sopa. Quando consumimos brócolos com regularidade cá em casa (quando está a um preço razoável), guardo os talos para juntar à sopa seguinte. A sopa até pode não levar brócolos, mas leva aquele talo.

Sopa de couve-flor e brócolos
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 couve-flor (1,2kg)
  2. 6 cebolas médias (700g)
  3. 2 dentes de alho
  4. 4 cenoura médias (600g)
  5. 2 chávenas de grão cozido (400g)
  6. 1 brócolos (1,2kg) - talos também
  7. 3 litros de água
  8. sal (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Em primeiro lugar, colocar a água numa panela a aquecer.
  2. Colocar todos os ingredientes e deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  3. Passar com varinha mágica os legumes até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Ver mais Sopas da Semana