Eu adoro experiências sociais e a Buzzfeed é expert nessa temática. Recentemente cruzei-me nas redes sociais com uma dessas experiências, em que uma mãe teria que dizer SIM a tudo o que seus filhos pedissem durante uma semana. 

Hannah é mãe de dois rapazes e considera-se uma “gentle parent”, assentando a sua postura em relação aos seus filhos na compreensão, empatia e respeito. Uma das coisas com que Hannah se cruza recorrentemente, é que “gentel parents” não devem dizer “não”. Mas Hannah pensa que as crianças vão ouvir “nãos” pela vida fora, e não faz sentido protege-los disso. 

Então Hannah resolveu tentar fazer uma coisa, por uma semana: dizer SIM a tudo o que os filhos pedissem. Estabeleceu duas regras: os filhos não saberiam que ela estava nesta experiência (ou aproveitar-se-iam disso e a semana seria um caos), e questões de higiene e saúde não seriam colocadas na experiência (ou acabariam a comer bolachas de chocolate a todas as refeições). 

Segundo Hannah a experiência teve alguns resultados interessantes. Aquele que mais me surpreendeu, a mim, Leonor, foi em relação à alimentação (claro!). Sim, Hannah deixou os filhos escolherem refeições durante a semana da experiência. E a regra era simples: ela tinha que dizer SIM.

A Hannah é a mãe que tem os planos semanais bem definidos e que não mexe. Até usa uma expressão do tipo “em equipa vencedora, não se mexe”. Os pedidos começaram a ficar cada vez mais estranhos, até que um dia os filhos pediram Spaghetti Tacos (esparguete com carne e molho de tomate, tipo bolonhesa, dentro de tortilhas). E Hannah concluiu que nessa semana, que foram os filhos basicamente a decidir as refeições, que eles acabavam alimentados e nutridos, apenas numa forma muito estranha e diferente do convencional. Hannah até concluiu que eles comiam mais e com mais prazer!

Este é um ponto que eu sempre defendi. Penso que as crianças possam ter as suas particularidades no que toca a comida e que em nada ganhamos forçar as nossas vontades sobre elas. Se há alimentos que gostam de comer com as mãos, porque não? Ou se gostam de combinações fora do comum como cogumelos salteados na sopa, qual o problema? 

Cá em casa há um pouco desta liberdade. Estabelecendo algumas premissas do que o prato deve ter, há sempre margem para algumas opções mais pessoais de cada uma. E isso traduz-se num prazer maior na hora da refeição e mesmo, comer mais (eu confesso, que gosto quando elas pedem para repetir). 

Este vídeo da Hannah só veio atestar aquilo em que eu já acreditava: que dando escolha e autonomia às crianças na hora da refeição, que apontamos para uma educação alimentar mais saudável. 

Esta experiência da Hannah foi tão inspiradora, que estou disposta a personaliza-la! E por isso, entre amanhã, dia 18 de Outubro até dia 24 de Outubro, vou tentar dizer sim a tudo! Quem está comigo?

Se quiserem podem ver a experiência I Only Said “Yes” To My Kids For A Week aqui: