Bolo de aniversário – 1 ano!
O Francisco faz hoje 1 ano! 1 ano, como é possível? Parece clichê, mas o tempo passa a voar. Está crescido, diz “olá”, faz adeus e é um pequeno rei cá em casa, venerado pelas irmãs. Para ele, resolvi fazer um bolo de aniversário diferente.
A festinha será no sábado, e tenho tudo bem lançado para ser especial. Hoje cantámos os parabéns a 5, ao lanche em casa. Hoje foi o primeiro dia de escola das miúdas e imaginei que viriam arrasadas para esperarem pelo jantar, para cantar os parabéns. Assim fizemos ao lanche, e o bolo foi, nem mais, nem menos, que um bolo de panquecas!
Podiam ser umas quaisquer panquecas. Mas não! São só as panquecas mais fofas e aveludadas que alguma vez fiz. Ficam altas e imensamente fofas. Já experimentei em panquecas e em versão waffles e ficam ótimas em qualquer uma das formas.
Cortei as panquecas com um cortador de bolachas, cobri com iogurte (podem usar o que preferirem) e decorei com a fruta preferida do Francisco: romã! Em alternativa ao iogurte, podem usar leite de coco batido!
Toda a gente adorou este bolo de aniversário, bastante alternativo, mas muito, muito saboroso. Porque um bolo que o bebé possa comer, não impede que as restantes crianças e adultos não se deliciem também!
Para esta pilha de panquecas e as que comemos ao lanche, fiz a receita a dobrar.
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça
- 170 ml de bebida vegetal (usei de aveia)
- 1 banana bem madura
- 200 grs de farinha de espelta
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de chá de fermento para bolos
- sumo de 1/2 limão (a gosto)
- iogurte e fruta fresca q.b.
- Numa liquidificadora ou robot de cozinha, colocar as sementes de linhaça e a bebida vegetal. Triturar por 20 segundos.
- Juntar a banana, a farinha, o amido de milho, o fermento e o sumo de limão. Triturar até ficar com uma massa sem grumos (cerca de 30 segundos).
- Aquecer uma frigideira anti-aderente e dispor a massa numa rodela grande, ou outra forma que desejar. Deixar cozinhar 2 minutos de cada lado.
- Aparar a panqueca e empilhar as que desejar num prato.
- Cobrir com iogurte, ou outra cobertura que desejar e dispor a fruta.
- Pode-se cobrir com compota caseira de frutas, por exemplo.
Mais receitas de bolo de aniversário:
Bolo simples de amêndoa – 3 ingredientes
Bolo arco-íris – receita e dicas
22 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá! Adoro as receitas que partilha e as experiências que as envolvem. Muitos parabéns ao Francisco 🙂
Gostava só de perguntar uma coisa. A banana nesta receita é utilizada para adoçar certo? Eu não gosto muito do sabor da banana por isso se calhar vou experimentar esta receita mas com xarope de tâmaras ou assim 🙂 Beijinhos e um bom ano 😀
Olá! Neste caso a banana também ajuda na consistência da massa. Seria melhor substituição um ovo, por exemplo, mais algo para adoçar. Nestas panquecas mal se sente o sabor da banana 🙂
Adorei seu blog, adorei o bolo do Francisco, o meu Francisco logo logo faz um ano e sempre vemos todos comendo o bolo menos o aniversáriante agora esse bolo e pra eles mesmo.
Olá, se eu não quiser colocar as sementes de linhaça, porque nunca dei ao meu V, o que posso colocar para substituir?
Olá! Sementes de chia ou ovo.
Olá, gostava de fazer este bolo para o aniversário da minha filha mas não encontrei a farinha de espelta. O que posso por no lugar?
Obrigada
Olá! Farinha de trigo normal.
Boa noite, obrigada pela Receita, mas a minha filha é alergia ao trigo e também tenho medo de lhe dar a espelta por ser da mesma família. O que sugere para substituir?
Olá! Pode usar farinha de aveia, por exemplo.
Boa noite Leonor.
Hoje fiz a festa do primeiro aniversário do meu G. Para a creche levei um bolo de panquecas de maçã e banana. Não ficou tão bonito como o seu, mas foi uma satisfação ver os bebés a comer.
Obrigada pelo blog e pelo livro.
beijinhos
Boa tarde,
Quando fala em bebida vegetal, fala em leite?
Obrigada.
Beijinhos
Olá! Bebida vegetal, ou leite vegetal. Mas a designação correcta é bebida vegetal, leite é secreção mamaria dos mamíferos.
[…] fiz as nossas panquecas de aveia e panquecas de espelta com esta receita: bolo de 1º aniversário. Ao almoço por vezes fazia um pequeno buffet em que cada um compunha o seu prato. Colocava na […]
Olá boa tarde!
Sou fã da sua página, obrigada pela partilha.
Tenho uma dúvida, disse que era sem lacticínios mas colocou iogurte?
posso substituir por alguma coisa? Nunca dei iogurte ao Tomás ( suspeita de APLV).
Obrigada desde já
Olá! Só coloco o iogurte como cobertura. As panquecas são isentas de lacticínios. Pode fazer as panquecas sem a cobertura de iogurte.
Muito obrigada!
Fui comprar iogurte de leite de coco, penso que deve ficar bom também.
[…] Receitas de panquecas nunca são demais. Fazemos algum tipo de panquecas 2 a 3 vezes por semana. Tento variar cereais e os restantes ingredientes, para que não sejam sempre iguais. As preferidas cá de casa são as de aveia (só com 3 ingredientes) e também faço regularmente as panquecas fofas que utilizei no bolo de 1º aniversário do Francisco. […]
Boa tarde, Fiquei curiosa em relação à substituição do iogurte por leite de coco batido. Como faz?
Obrigada
Posso substituir o leite por outra coisa ou leite adaptado? Nunca dei esse tipo de bebida vegetal ao meu filho Obrigada
Olá! A bebida vegetal é apenas cereal e água. Pode tentar fazer em casa, por exemplo.
Olá. Será que a massa de panquecas poderá ser usada para fazer em forma de bolo ? Obrigada
Olá Fernanda. Tem várias hipóteses, ou em forma de queques, ou forma de bolo com buraco, ou um tabuleiro baixo, que depois pode empilhar com recheio. Eu diria que esta receita não será a ideal para uma forma de bolo tradicional, pois um bolo propriamente dito requer uma certa estrutura de massa que esta receita não oferece.