O Francisco faz hoje 1 ano! 1 ano, como é possível? Parece clichê, mas o tempo passa a voar. Está crescido, diz “olá”, faz adeus e é um pequeno rei cá em casa, venerado pelas irmãs. Para ele, resolvi fazer um bolo de aniversário diferente. 

A festinha será no sábado, e tenho tudo bem lançado para ser especial. Hoje cantámos os parabéns a 5, ao lanche em casa. Hoje foi o primeiro dia de escola das miúdas e imaginei que viriam arrasadas para esperarem pelo jantar, para cantar os parabéns. Assim fizemos ao lanche, e o bolo foi, nem mais, nem menos, que um bolo de panquecas!

bolo de aniversário para bebé de 1 ano

Podiam ser umas quaisquer panquecas. Mas não! São só as panquecas mais fofas e aveludadas que alguma vez fiz. Ficam altas e imensamente fofas. Já experimentei em panquecas e em versão waffles e ficam ótimas em qualquer uma das formas. 

Cortei as panquecas com um cortador de bolachas, cobri com iogurte (podem usar o que preferirem) e decorei com a fruta preferida do Francisco: romã! Em alternativa ao iogurte, podem usar leite de coco batido!

Toda a gente adorou este bolo de aniversário, bastante alternativo, mas muito, muito saboroso. Porque um bolo que o bebé possa comer, não impede que as restantes crianças e adultos não se deliciem também!

bolo de aniversário para bebé de 1 ano

Para esta pilha de panquecas e as que comemos ao lanche, fiz a receita a dobrar.

Bolo de panquecas
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 colher de sopa de sementes de linhaça
  2. 170 ml de bebida vegetal (usei de aveia)
  3. 1 banana bem madura
  4. 200 grs de farinha de espelta
  5. 1 colher de sopa de amido de milho
  6. 1 colher de chá de fermento para bolos
  7. sumo de 1/2 limão (a gosto)
  8. iogurte e fruta fresca q.b.
PREPARAÇÃO
  1. Numa liquidificadora ou robot de cozinha, colocar as sementes de linhaça e a bebida vegetal. Triturar por 20 segundos.
  2. Juntar a banana, a farinha, o amido de milho, o fermento e o sumo de limão. Triturar até ficar com uma massa sem grumos (cerca de 30 segundos).
  3. Aquecer uma frigideira anti-aderente e dispor a massa numa rodela grande, ou outra forma que desejar. Deixar cozinhar 2 minutos de cada lado.
  4. Aparar a panqueca e empilhar as que desejar num prato.
  5. Cobrir com iogurte, ou outra cobertura que desejar e dispor a fruta.
Notas
  1. Pode-se cobrir com compota caseira de frutas, por exemplo.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
bolo de aniversário para bebé de 1 ano

 

Mais receitas de bolo de aniversário:

Bolo simples de amêndoa – 3 ingredientes

Bolo arco-íris – receita e dicas

Bolo Red Velvet Clássico

Bolo de Iogurte – com instruções para crianças

Bolo de iogurte e cacau

Bolo de iogurte e coco