Hambúrguer vegetariano Wellington
GARDEN GOURMET desafiou-me no último Veggie Fest a conhecer e preparar duas receitas com a suanova gama de produtos para uma dieta flexitariana. Eu já estava morta de curiosidade para provar estes novos produtos e nunca digo que não a um bom desafio, por isso aceitei. Esta é a segunda dessas receitas, uma forma de servir um simples hambúrguer de uma forma mais requintas: hambúrguer clássico vegetariano Wellington.
GARDEN GOURMET
A génese de GARDEN GOURMET remonta aos anos 70, quando Micha Shemer se doutorou na Universidade de Illinois com um trabalho que envolvia o glúten de trigo e a proteína de soja e que o faz interessar-se de forma preponderante pela alimentação à base de plantas.
10 anos mais tarde, esse mesmo trabalho converteu-se na pedra angular de um novo projeto: A TIVALL, fundada em Israel no ano de 1985, pelos Srs. Micha Shemer e Gazi Kaplan. A companhia teve progresso enorme e muito rápido, tornando-se em muito pouco tempo, um dos maiores fabricantes mundiais de produtos alternativos à carne com um grande objetivo: explorar a oportunidade de reduzir o consumo de proteínas animais, substituindo-as por proteínas vegetais, com um principio inegociável de criar apenas produtos cujo o sabor fosse extraordinário e a textura surpreendente.
Atualmente, a gama GARDEN GOURMET em Portugal é composta por 6 produtos surpreendentemente vegetarianos:
Eu provei todos para decidir quais iria usar no desafio. Posso dizer que são todos absolutamente deliciosos! Os meus preferidos são o Burger Deluxe, que são pequenos hambúrgueres cheios de sabor e as Tiras Braseadas, que fizeram lembrar-me as tiras de frango.
Os hambúrgueres
Confesso, para esta receita dei mais voltas à cabeça. Sabia que queria dar um toque mais refinado ao hambúrguer e lembrei-me: porque não cobri-lo com massa folhada e rechear com cogumelos salteados, tal e qual um Wellington? Com um teste apenas, a receita foi um sucesso e muito apreciada no Veggie Fest.
Tirando a preparação dos cogumelos, este Wellington faz-se em 15 minutos no forno, o tempo perfeito para cozinhar o hambúrguer e a massa. É uma boa opção para um jantar de semana, que podem deixar tudo preparado de véspera e colocar no forno minutos antes de servir.
- 1 embalagem de hambúrgueres clássicos GARDEN GOURMET
- 100g de cogumelos brancos picados finamente
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena ou 1 chalota picada
- sal e pimenta q.b.
- 250g de massa folhada
- 1 ovo ou azeite
- Num frigideira, colocar o azeite e alourar os alhos e a cebola.
- Quando a cebola estiver translúcida, colocar os cogumelos e deixar cozinhar até diminuírem de volume.
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Esticar a massa folhada e separar em 4 partes.
- Colocar 2 folhas de massa folhada num tabuleiro de ir ao forno.
- Com metade dos cogumelos fazer 2 montinhos, nas duas partes da massa folhada no tabuleiro, mais ou menos do tamanho dos hambúrgueres.
- Colocar os hambúrgueres clássicos GARDEN GOURMET sobre os cogumelos e cobrir com os restantes cogumelos.
- Passar com o dedo humedecido com água na massa folhada à volta dos hambúrgueres e cobrir com as duas folhas de massa folhada restantes.
- Pressionar bem a massa a toda a volta do hambúrguer, cortar a massa excedente e fazer 1 pequeno golpe no topo do Wellington.
- Pincelar com ovo batido ou azeite.
- Levar ao forno por 15 minutos.
- Servir com legumes ou uma salada.
Ver receita das almôndegas vegetarianas com molho de cajus
*este post foi patrocinado pela GARDEN GOURMET
Tags In
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
[…] Ver receita de hambúrguer vegetariano Wellington […]