GARDEN GOURMET desafiou-me no último Veggie Fest a conhecer e preparar duas receitas com a suanova gama de produtos para uma dieta flexitariana. Eu já estava morta de curiosidade para provar estes novos produtos e nunca digo que não a um bom desafio, por isso aceitei. Esta é a segunda dessas receitas, uma forma de servir um simples hambúrguer de uma forma mais requintas: hambúrguer clássico vegetariano Wellington.

GARDEN GOURMET 

A génese de GARDEN GOURMET remonta aos anos 70, quando Micha Shemer se doutorou na Universidade de Illinois com um trabalho que envolvia o glúten de trigo e a proteína de soja e que o faz interessar-se de forma preponderante pela alimentação à base de plantas.

10 anos mais tarde, esse mesmo trabalho converteu-se na pedra angular de um novo projeto: A TIVALL, fundada em Israel no ano de 1985, pelos Srs. Micha Shemer e Gazi Kaplan. A companhia teve progresso enorme e muito rápido, tornando-se em muito pouco tempo, um dos maiores fabricantes mundiais de produtos alternativos à carne com um grande objetivo: explorar a oportunidade de reduzir o consumo de proteínas animais, substituindo-as por proteínas vegetais, com um principio inegociável de criar apenas produtos cujo o sabor fosse extraordinário e a textura surpreendente. 

Atualmente, a gama GARDEN GOURMET em Portugal é composta por 6 produtos surpreendentemente vegetarianos:

Eu provei todos para decidir quais iria usar no desafio. Posso dizer que são todos absolutamente deliciosos! Os meus preferidos são o Burger Deluxe, que são pequenos hambúrgueres cheios de sabor e as Tiras Braseadas, que fizeram lembrar-me as tiras de frango.

Os hambúrgueres

Confesso, para esta receita dei mais voltas à cabeça. Sabia que queria dar um toque mais refinado ao hambúrguer e lembrei-me: porque não cobri-lo com massa folhada e rechear com cogumelos salteados, tal e qual um Wellington? Com um teste apenas, a receita foi um sucesso e muito apreciada no Veggie Fest.

Tirando a preparação dos cogumelos, este Wellington faz-se em 15 minutos no forno, o tempo perfeito para cozinhar o hambúrguer e a massa. É uma boa opção para um jantar de semana, que podem deixar tudo preparado de véspera e colocar no forno minutos antes de servir.

hambúrguer vegetariano

Hambúrguer vegetariano Wellington
Serve 2
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 embalagem de hambúrgueres clássicos GARDEN GOURMET
  2. 100g de cogumelos brancos picados finamente
  3. 1 colher de sopa de azeite
  4. 2 dentes de alho picados
  5. 1 cebola pequena ou 1 chalota picada
  6. sal e pimenta q.b.
  7. 250g de massa folhada
  8. 1 ovo ou azeite
PREPARAÇÃO
  1. Num frigideira, colocar o azeite e alourar os alhos e a cebola.
  2. Quando a cebola estiver translúcida, colocar os cogumelos e deixar cozinhar até diminuírem de volume.
  3. Pré-aquecer o forno a 180º.
  4. Esticar a massa folhada e separar em 4 partes.
  5. Colocar 2 folhas de massa folhada num tabuleiro de ir ao forno.
  6. Com metade dos cogumelos fazer 2 montinhos, nas duas partes da massa folhada no tabuleiro, mais ou menos do tamanho dos hambúrgueres.
  7. Colocar os hambúrgueres clássicos GARDEN GOURMET sobre os cogumelos e cobrir com os restantes cogumelos.
  8. Passar com o dedo humedecido com água na massa folhada à volta dos hambúrgueres e cobrir com as duas folhas de massa folhada restantes.
  9. Pressionar bem a massa a toda a volta do hambúrguer, cortar a massa excedente e fazer 1 pequeno golpe no topo do Wellington.
  10. Pincelar com ovo batido ou azeite.
  11. Levar ao forno por 15 minutos.
  12. Servir com legumes ou uma salada.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Ver receita das almôndegas vegetarianas com molho de cajus

*este post foi patrocinado pela GARDEN GOURMET