GARDEN GOURMET desafiou-me no último Veggie Fest a conhecer e preparar duas receitas com a sua nova gama de produtos para uma dieta flexitariana. Eu já estava morta de curiosidade para provar estes novos produtos e nunca digo que não a um bom desafio, por isso aceitei. Esta é a primeira dessas receitas, uma entrada de almôndegas vegetarianas com couves-de-bruxelas e um molho de cajus.

almôndegas vegetarianas GARDEN GOURMET

GARDEN GOURMET

A génese de GARDEN GOURMET remonta aos anos 70, quando Micha Shemer se doutorou na Universidade de Illinois com um trabalho que envolvia o glúten de trigo e a proteína de soja e que o faz interessar-se de forma preponderante pela alimentação à base de plantas.

10 anos mais tarde, esse mesmo trabalho converteu-se na pedra angular de um novo projeto: A TIVALL, fundada em Israel no ano de 1985, pelos Srs. Micha Shemer e Gazi Kaplan. A companhia teve progresso enorme e muito rápido, tornando-se em muito pouco tempo, um dos maiores fabricantes mundiais de produtos alternativos à carne com um grande objetivo: explorar a oportunidade de reduzir o consumo de proteínas animais, substituindo-as por proteínas vegetais, com um princípio inegociável de criar apenas produtos cujo sabor fosse extraordinário e a textura surpreendente. 

Atualmente, a gama GARDEN GOURMET em Portugal é composta por 6 produtos surpreendentemente vegetarianos:

Eu provei todos para decidir quais iria usar no desafio. Posso dizer que são todos absolutamente deliciosos! Os meus preferidos são o Burger Deluxe, que são pequenos hambúrgueres cheios de sabor e as Tiras Braseadas, que fizeram lembrar-me as tiras de frango.

As almôndegas

Escolhi as almôndegas para poder fazer uma entrada diferente e fugir do tradicional prato de almôndegas com esparguete e molho de tomate. Estas almôndegas são perfeitas nos pratos tradicionais, mas tiveram bastantes elogios de quem as provou à minha maneira no Veggie Fest.

São muito fáceis e rápidas de cozinhar e ficam prontas em 15 minutos, no forno pré-aquecido. O tempo ideal para as couves-de-bruxelas cozinharem, também. Por fim é só fazer uma espetadinha, cobrir com o molho de cajus e servir.

almôndegas vegetarianas GARDEN GOURMET

Almôndegas vegetarianas com molho de cajus
Serve 15
Imprimir
INGREDIENTES PARA O MOLHO DE CAJU
  1. 200g de cajus
  2. água q.b.
  3. 1 colher de café de sal
  4. 1/2 colher de café de pimenta
  5. 1 colher de chá de alho em pó
  6. sumo de meio limão
INGREDIENTES
  1. 1 embalagem de almôndegas vegetarianas GARDEN GOURMET
  2. 15 couves-de-bruxelas
  3. 1 colher de sopa de azeite
  4. sal e pimenta q.b.
  5. 1 porção de molho de caju
PREPARAÇÃO DO MOLHO DE CAJUS
  1. Demolhar os cajus em água em pelo menos 6h (recomendo 12h-24h).
  2. Escorrer a água e triturar os cajus com 1 colher de sopa de água limpa. Adicionar água gradualmente para ajustar à textura desejada.
  3. Temperar com o sal, a pimenta, o alho e o sumo de limão e voltar a triturar.
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno a 180º
  2. Num tabuleiro colocar as couves-de-bruxelas, temperar com sal, pimenta, o azeite e envolver bem. Agrupar as couves num dos lados do tabuleiro.
  3. No outro lado do tabuleiro, colocar as almôndegas GARDEN GOIRMET e levar ao forno por 15 minutos.
  4. Com palitos juntar uma almôndega GARDEN GOURMET com uma couve-de-bruxelas e dispor num parto.
  5. Cobrir com fios de molho de caju e servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Ver receita de hambúrguer vegetariano Wellington

*este post foi patrocinado pela GARDEN GOURMET