Hoje trago-vos um favorito cá de casa. A receita original não é minha, mas de tanto fazer ajustei-a ao nosso gosto. Estes crepes de espelta são ótimos ao pequeno-almoço ou lanche, com frutas, manteiga de amendoim ou amêndoa, ou recheados com legumes salteados para uma entrada, ou mesmo refeição principal. 

Como vos disse, a receita original não é minha, é, na verdade, a da bimby. Já a faço há muito tempo, mas gradualmente fui ajustando às nossas preferências. Para começar, preferimos sempre variar o cereal. Por vezes faço com farinha de trigo, farinha de trigo integral, mas sem dúvida que a nossa preferida é a farinha de espelta.

Descubram como substituir farinha em receitas

A segunda grande alteração que faço à receita é a quantidade de gordura. Desde as primeiras vezes que sinto que a massa fica muito gordurosa depois de cozinhada. Portanto, dos 50g de manteiga original, coloco apenas uma colher de sopa (10-15g) de manteiga ou óleo de coco. Não elimino a totalidade, ou o crepe ficará mais seco. Penso que estes 10 a 15g de gordura são o ideal para deixar os crepes no ponto. 

Truques para virar os crepes de espelta

Não sei se vou trazer uma grande novidade, mas quando comecei a fazer, revolucionou a minha forma de cozinhar crepes. Eu sentia uma certa frustração na hora de virar os crepes. Parecia sempre um jogo de sorte ou azar: umas vezes viravam na perfeição, noutras o crepe desmanchava-se todo. 

A primeira coisa que comecei a fazer foi colocar a massa no centro na frigideira e espalhar a massa rodando a própria frigideira. Assim, as pontas ficam mais finas que o centro. Isto vai ajudar a perceber o ponto de virar e também descolar melhor o crepe da frigideira.

Para descolar e virar uso uma espátula de rapar de silicone, aquelas bem molinhas. Procuro uma ponta mais solta do crepe, coloco a espátula e descolo todo o perímetro do crepe. Quanto termino de contornar, empurro a espátula até ao centro do crepe e viro rapidamente. 

Estas duas coisas tornaram o tormento de fazer crepes em algo terapêutico!

crepes de espelta

Crepes de espelta
Serve 15
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 10g de manteiga ou óleo de coco
  2. 500g de leite ou bebida vegetal
  3. 200g de água
  4. 250g de farinha espelta
  5. 4 ovos
  6. 1 pitada de sal (opcional)
PREPARAÇÃO PARA ROBOT DE COZINHA
  1. Derreter a manteiga 2min/70ºC/vel.2
  2. Adicionar o leite, a água, a farinha, os ovos e o sal e bater 20seg/vel.4.
  3. Untar uma frigideira com manteiga ou óleo de coco em lume médio.
  4. Colocar uma porção de massa, mediante o tamanho da frigideira (deve ficar uma camada fina), e rodar a frigideira para que a massa cubra toda a superfície. Deixar cozinhar 2-3 minutos.
  5. Com uma espátula de rapar maleável, descolar toda a borda do crepe e virar. Deixar cozinhar mais 1 minuto.
PREPARAÇÃO SEM ROBOT DE COZINHA
  1. Numa taça colocar a manteiga derretida.
  2. Adicionar o leite, a água e os ovos. Bater até ficar homogéneo.
  3. Adicionar a farinha e o sal peneirando, para que não fique com grumos. Bater com as varas de arame.
  4. Untar uma frigideira com manteiga ou óleo de coco em lume médio.
  5. Colocar uma porção de massa, mediante o tamanho da frigideira (deve ficar uma camada fina), e rodar a frigideira para que a massa cubra toda a superfície. Deixar cozinhar 2-3 minutos.
  6. Com uma espátula de rapar maleável, descolar toda a borda do crepe e virar. Deixar cozinhar mais 1 minuto.
Notas
  1. Estes crepes podem ser servidos com recheio doce ou salgado.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

 

Mais receitas: