Bom vindos à segunda temporada do podcast, excepcionalmente lançada hoje por se celebrar o Dia Internacional do Podcast. Para este primeiro episódio da segunda temporada peguei num tema muito pessoal: a minha relação com a comida. 

Faço muitas vezes este tipo de reflexões, sobre a minha infância, a minha educação, as minhas relações e como isso me afectou. Uso estas reflexões para me ajudar a moldar a forma como educo os meus filhos e os valores que lhes quero passar. Peguei numa reflexão que já fiz há algum tempo, sobre todo o percurso que a comida teve na minha vida e gravei para partilhar convosco. 

Eu era a típica criança que era um castigo para comer. A minha mãe tentou de tudo para me ver comer, desde dar-me as coisas que eu mais gostava (a maioria à base de chocolate e carregadas e açúcar), até preparar refeições em exclusivo para mim. Ela fez o melhor que pode e conseguiu, e é sempre assim que vejo o que todos as mães e pais fazem pelos seus filhos.

Contudo, reconheço que os meus altos e baixos com a comida, levando-me a uma magreza extrema, seguida de um aumento de peso brutal, no início da minha vida adulta, advém de todas essas inseguranças alimentares na minha infância. 

É fundamental alimentar bem os nossos filhos, mas também dar-lhe educação alimentar, ensino-los a comer e a fazer escolhas, para que sejam adultos saudáveis. 

E no final do episódio até podem pensar: mas olha para ti, até te saíste bem. Verdade, saí, mas a minha mensagem é para que ninguém tenha de esperar 30 anos para aprender a comer e estabelecer uma boa relação com a comida.

Neste episódio referi:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: