Há dias fiz um desafio no Instagram, onde respondi a perguntas enviadas nos stories do Na Cadeira da Papa. Uma das perguntas feita foi porque motivo eu era vegetariana e os meus filhos não. Dei a resposta, que sempre dou e recebi uma onda de feedback positivo sobre o assunto, que me deixou completamente sem palavras. 

Ainda não me segue no Instagram?

Começando pelo início. Sou vegetariana há mais ou menos 3 anos. Deixei de imediato a carne e o resto fui deixando gradualmente. Hoje em dia apenas consumo ovos e queijo, esporadicamente, e mesmo esses desejo deixar. Decidi fazê-lo, pois percebi que a criação de animais, para o consumo humano, tem um impacto brutal no nosso planeta. Não me fazia sentido reciclar, poupar água no banho, desligar as luzes todas, se a minha alimentação estava a deixar uma pegada ecológica maior. 

Como é a minha dieta?

Apesar de perceber os meus motivos, o pai dos miúdos não adoptou uma posição tão “radical” como a minha. E posto isto, não me fazia sentido tornar os nossos filhos vegetarianos, se ele não era vegetariano e tinha as mesmas pretensões que eu em relação à alimentação deles. 

Quando ambos os progenitores são vegetarianos, faz todo o sentido que os filhos também o sejam. Que façam uma alimentação das crianças de forma consciente e informada. Mas este não é o nosso caso. Imagino que para muita gente que é vegetariana, seja difícil de perceber. Quanto a nós, estamos confortáveis com a nossa posição, e os miúdos estão bem!

Como são as refeições cá em casa

Ora, isto também me perguntam muito, se faço dois pratos, se comemos todos do mesmo. A minha respostas é: depende. Em primeiro lugar, fazemos várias refeições vegetarianas ao longo da semana, para todos! (pai incluído, esse carnívoro) Ou então faço refeições com carne/peixe, que facilmente adapto para mim. Não é difícil, basta pensar que como o mesmo que eles, excepto carne e peixe. 🙂

A nossa sopa tem sempre leguminosas. Caso a refeição não seja de fácil ajuste, como por exemplo, lasanha, que é um favorito, tenho sempre uma sopa mais completa para mim.

Queres que os teus filhos sejam vegetarianos?

Também me perguntam muito isto. Não tenho essa pretensão, para provar, que tenho razão. Neste momento desejo que sejam saudáveis e informados. Quero que aprendam que existem pessoas que não comem determinados alimentos, seja por alergia, religião, cultura, ideologia ou convicção. Quero que aprendam a respeitar estas pessoas e que se façam respeitar pelas suas opções alimentares, quaisquer que elas sejam. 

Se um dia se se tornarem vegetarianos, quero que seja de uma forma consciente e informada. Claro que lhes tento explicar porque não como animais, mas confesso que nem sempre é fácil passar a mensagem. Lá chegaremos. Quero acima de tudo, que se um dia optarem ser vegetarianos, que a sua transição seja mais pacífica, do que a minha foi. Que saibam o que devem comer e como comer (para mim foi toda uma nova aprendizagem).