gravidezl

Não podia deixar passar, sem vos falar dos cuidados que tive nesta gravidez, sobretudo na alimentação. Quem leu o meu post de “40 factos sobre mim e blog“, sabe que neste momento sigo o que se chama de plant-based diet (facto 25). Quer dizer que tendo a  não consumir alimentos de origem animal, dando primazia aos de origem vegetal (legumes, vegetais, leguminosas, cereais, frutas, tubérculos, sementes). Neste momento não consumo carne de qualquer espécie e deixo o peixe como opção, quando não tenho alternativas vegetais. Não consumo leite, nem iogurtes lácteos, queijo evito (apesar de ser difícil) e ovos só consumo biológicos (vindos da terrinha que me viu nascer).

O que como então?

A minha alimentação é muito simples.

CEREAIS

A base são os cereais integrais: arroz integral, massa integral, cuscuz, bulgur, centeio, aveia, etc. Como a todas as refeições cereais (incluindo snacks e ceias nocturnas), sendo que almoço e jantar, pelo menos meio prato é de cereais. Portanto, a ideia que que os cereais engordam é um grande mito! Tanto que foi com esta base que perdi os últimos 4kgs da minha segunda gravidez e neste momento estou com menos 2kgs que nas minhas anteriores gravidezes. O segredo é saber escolher os cereais certos, sempre integrais, bem preparados e cozinhados. 

LEGUMINOSAS

A minha grande fonte de proteína vegetal. E não, também não engordam, como muita gente diz por aí. Tento comer pelo menos uma porção por dia destes alimentos (feijão, grão, lentilhas e ervilhas), tendo outras fontes de proteína ao longo do dia. Compro sempre de origem biológica, demolho e cozo bem. Depois consumo em variadíssimas formas: em salteados, estufados, saladas, em hambúrgueres ou almôndegas. 

LEGUMES

São praticamente a outra metade do prato, juntamente com os cereais. Legumes de todos os feitios, em quantidades e sem restrições. Tenho especial cuidado em tratar os legumes crus, por causa da toxoplasmose, que não sou imune. Lavo bem os legumes que tenciono comer em cru e desinfecto alguns minutos com desinfectante próprio ou vinagre. 

FRUTA

Aqui me confesso, não sou grande apreciadora de fruta e vou comendo consoante me apetece. Ultimamente tem me apetecido mais fruta que o normal e tenho respondido nesse sentido. 

SEMENTES

Também tento ingerir uma porção diária de sementes (pelo menos 1-2 colheres de sopa por dia). Ingiro vários tipos de sementes, desde linhaça, chia, sésamo e abóbora. Esta últimas são riquíssimas em magnésio, um ótimo suplemento para o segundo trimestre de gravidez, quando as desconfortáveis contracções começam a incomodar. 

SOJA E DERIVADOS

Outra fonte rica de proteína vegetal. No meu caso, não sou muito fã da soja, consumo apenas o tofu, o tempeh e iogurtes de soja. Os iogurtes com alguma regularidade, o tofu e o tempeh, uma a duas vezes por semana.

ALGAS

Evito. Verdade que se fala na importância do iodo na gravidez e que as algas são uma grande fonte de iodo. Mas fui confrontada recentemente com um estudo, que conclui que as algas podem fornecer excesso de iodo, que não é benéfico para bebés em gestação ou amamentados. 

E o bebé?

Bom, há mais ou menos 4 semanas atrás recebi a notícia que estou a gerar um pequeno mamute (hihihihi). Prevê-se que este baby-boy nasça com um tamanho considerável (ali entre o P75 e o P90). Portanto, em nada o afectou a minha alimentação, quanto muito beneficiou!!

captura-de-ecra-2016-11-15-as-13-06-33

Já eu, estou 2kgs menos pesada do que estava nas gravidezes anteriores, com o mesmo tempo de gestação. Sou saudável e sem qualquer carência nutricional (à excepção do ferro que é natural na mulher grávida descer).

 

Como sabem, não sou profissional de saúde. Por isso, procurem SEMPRE ajuda junto de especialistas e profissionais, para um acompanhamento e aconselhamento saudável da vossa gravidez 🙂

 

Num próximo post, quero falar-vos de outros cuidados que tive, para além da alimentação!

 

* 1ª fotografia das 37 semanas de gravidez da L. Em breve também quero mostrar-vos as fotos que fiz da barriga do baby-boy.

** ecografia 3D do baby-boy!!