O fim-de-semana cá em casa é em parte apreciado pelas panquecas que costumo fazer para o lanche. Enquanto a L. foi bebézinha, nem me questionei na hipótese de fazer panquecas para ela. Queria fazer tudo direitinho como a pediatra indicava e panquecas não fazia parte das recomendações (pobrezinha). Quando a T. nasceu, já contava com 26 meses de maternidade, o que me deu confiança e segurança para algumas aventuras. O meu pai até costuma brincar, dizendo que a primeira foi tratada com mais “carinho” que a segunda. Eu cá acho que a primeira foi criada com mais medos, que a segunda, não havendo mal nenhum nisso. Pelo menos não se deram passos em falso. 

A T. já come várias coisas, mantemos as restrições standard da idade, mas felizmente é uma menina que gosta de tudo, ou praticamente de tudo. Ora, perante os lanches de panquecas da família, não podia sujeitar a pequena traga-bolas a comer só com os olhos, e procurei dentro do que já comia, uma mistura de panquecas só para ela (pois, pois, pois, não lambesse eu os dedos com os restos dela… quando deixa…).

Peguei em três ingredientes muito comuns: a aveia, a fruta e o iogurte. A aveia por poder transformar em farinha, a fruta para adoçar e por “colar” a farinha, e o iogurte pela alguma gordura que liberta para a panqueca e ajudar na consistência fofa. 

A aveia em grão requer algum trabalho. Tem que se demolhar e cozer bem. Por isso, prefiro os flocos de aveia. São igualmente nutritivos e mais práticos de utilizar. Quanto às frutas, as melhores serão as que fazem um bom puré e que não libertem muito sumo, para não liquidificar a massa. O iogurte, sempre natural e sem açúcar!

panquecabanana3070215

Panquecas de banana [desde os 9 meses]
Serve 2
Imprimir
Ingredientes
  1. 1/4 de chávena de flocos de aveia
  2. 1 banana madura
  3. 1 colher de sobremesa de iogurte natural sem açúcar
Instruções
  1. Num processador ou robot de cozinha triturar ou "pulverizar" (verbo da gíria das mamãs robóticas) os flocos de aveia.
  2. Juntar a banana e triturar até ficar um puré homogéneo.
  3. Por fim, juntar a colher de iogurte e envolver bem.
  4. Numa frigideira anti-aderente, previamente aquecida, e em lume brando, colocar colheradas da massa para cozinhar (se necessário untar com óleo de coco, ou azeite para não pegar).
  5. Deixar cozinhar bem dos dois lados, cerca de 3-5 minutos de cada lado. Como não tem ovos, é uma massa que demora muito a cozinhar.
Notas
  1. Dou o restante iogurte a acompanhar a panqueca.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
panquecas

A T. adora e come-a sozinha. É uma das receitas em que se pode usar o método de Baby Led Weaning.

Claro que também vou deixar a receitinha das nossas panquecas e que a L. de 3 anos tanto gosta! 

panquecas2070215

Panquecas de aveia [desde os 12 meses]
Serve 8
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 chávena de farinha com fermento
  2. 1 chávena de flocos de aveia
  3. 2 embalagens de iogurte natural
  4. 1 ovo
  5. 1 colher de açúcar amarelo (opcional)
Instruções
  1. Num processador ou robot de cozinha triturar ou "pulverizar" os flocos de aveia.
  2. Juntar a farinha e o açúcar (opcional), e mexer até os ingredientes secos estarem bem misturados.
  3. Por fim, adicionar os iogurtes e o ovo e mexer bem. Se a massa estiver muito espessa, pode-se juntar um pouco de leite ou sumo de fruta.
  4. Numa frigideira anti-aderente, pré-aquecida e untada, colocar colheradas de massa e deixar cozinhar cerca de 1-2 minutos de cada lado, sempre em lume brando para não queimarem.
  5. Pode servir com mel, compota, frutas ou natas batidas, ou come-las simples.
Instruções para robot de cozinha
  1. No robot de cozinha "pulverizar" os flocos de aveia 10seg/vel10.
  2. Juntar a farinha e o açúcar (opcional) e programar 30seg/vel4.
  3. Por fim, adicionar os iogurtes e o ovo e programar 30seg/vel5. Se a massa estiver muito espessa, pode-se juntar um pouco de leite ou sumo de fruta.
  4. Numa frigideira anti-aderente, pré-aquecida e untada, colocar colheradas de massa e deixar cozinhar cerca de 1-2 minutos de cada lado, sempre em lume brando para não queimarem.
  5. Pode servir com mel, compota, frutas ou natas batidas, ou come-las simples.
Notas
  1. Pela minha experiência os iogurtes gregos deixam a massa mais pegajosa que os iogurtes normais.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
panquecas070215

Mais receitas de panquecas