Sou grande defensora das papas caseiras por diversos motivos. E não, não vou usar o argumento vago, que são “mais saudáveis”. Hoje trago-vos os factos, a verdade, e porque considero que oferecer papas caseiras tem um grande benefício para nós e para os nossos filhos.

Controlo da quantidade de açúcar adicionado

Numa era em que vivemos “obcecados” com o açúcar, mesmo que não queiramos, ter total controlo no açúcar sobre o que cozinhamos é uma arma. Se esta é uma preocupação que tem em relação à alimentação dos seu filhos, então as papas caseiras são um aliado. Numa papa caseira, se não juntar qualquer tipo de adoçante (natural ou artificial), todo o açúcar será o naturalmente presente nos cereais e fruta (se colocar fruta). 

Verdade que não o poderá contabilizar à miligrama, mas também não o consegue numa sopa, ou numa peça de fruta, por exemplo.

Variedade de sabores

Quanto a mim, a grande vantagem em relação às papas de pacote. Certo que existem éne marcas com xis variedades em cada. Mas a sério, de entre a quantidade de cereais que podemos usar, mais as frutas, mais as quantidades de cada uma em cada receita, resulta numas boas centenas de variações. Ao limite, podemos fazer papa todos os dias e nunca é igual à do dia anterior.

Controlo na origem dos ingredientes

Quanto a mim, uma das grandes mais valias das papas caseiras é o controlo de cada ingrediente. Sabermos de onde vem cada cereal e a peça de fruta, dá-nos completo poder sobre o que estamos a oferecer aos nossos filhos. Já numa papa de pacote, sabemos onde ela foi feita… mas de onde vem a farinha? E a fruta (se tiver)? E as tantas outras coisas?

Variedade de texturas

Digam-me se conseguem variar a textura de papas de pacote, seguindo as rigorosas instruções da embalagem, que as marcas insistem, que sejam respeitadas? No máximo conseguimos um dia uma papa mais líquida e na seguinte uma mais grossinha, vá. Mas com as papas caseiras isso não acontece. Elas podem ser finamente trituradas, deixada com grumos, ou flocos inteiros. E dentro deste espectro de texturas todas as variações contam.

Custo baixo

Esta é inegável e até eu já fiz as contas. Não há como negar. Uma papa caseira fica mais barata que uma de pacote. 

 

Quanto a mim, são 5 motivos bem fortes para oferecer papas caseiras! Se não em exclusivo, como um também, na hora de decidir o que o seu filho vai comer. 🙂 

 

Leia também:

Há perigos numa papa caseira?

Papas caseiras: lista de compras

Economia de uma papa caseira

Papa de cereais e banana [desde os 6 meses]

Papa de arroz, milho e maçã (s/ glúten) [desde os 6 meses]

Papa de mistura de cereais e pêra [desde os 6 meses]

Papa de aveia e pêra [desde os 6 meses]

Papa de aveia e manga [desde os 6 meses]