A ideia que as papas se fazem a partir de farinha, é uma ideia industrialmente concebida. Chega-me muita gente com esta ideia, de que para fazer papas caseiras se utilizam farinhas dos cereais. Ora, não, não se usa, nem se deve usar. Passo a explicar porque não se deve usar farinhas para papas. 

O que é uma papa?

Vamos por partes. Em primeiro lugar, o que é uma papa? Uma papa é um prato, normalmente comido ao pequeno-almoço, em que cereais são cozidos em água ou leite, até se obter uma mistura cremosa. Para fazer uma papa, podemos usar os mais diversos cereais, desde a clássica aveia, passando pelo trigo, arroz, cevada, millet, espelta, etc. 

As papas são consumidas por todo o mundo, nas mais variadas formas. É um modo de consumir cereais, um alimento com elevado valor em fibras, melhorando a sua digestibilidade. É um prato de tão fácil digestão, que é dos primeiros alimentos a ser oferecido a bebés, em várias partes do mundo. 

Há várias vantagens em consumir papas de cereais, conhece-as aqui: 5 motivos para oferecer papas caseiras ao seu filho.

Como se faz uma papa?

A base de uma papa é sempre a mesma: cereais e água ou leite. Todos os ingredientes que se utilizam durante a cozedura do cereal, ou após, não têm regras e ficam ao gosto de cada um. Pode-se usar frutas, ou legumes, adoçar com geleias, ou polvilhar com sementes e granolas. Não há limites!

Encontram várias receitas de papas aqui no blog: receitas e artigos sobre papas

De onde vem a ideia que as papas se fazem com farinhas?

Esta é uma ideia industrializada. É do conhecimento de todos, que as papas industrializadas se apresentam em forma de farinha. Muitos até as chamam de “farinhas lácteas”, para as papas com leite incluído, ou “farinhas não lácteas”, para as papas sem leite. Mas basicamente o que a indústria faz, é cozer os grãos de cereais em papa, semelhante ao que faríamos em casa, desidratar e desfazer em pó/farinha. O que fazemos em casa, ao adicionar água ou leite, é reconstituir ou hidratar essa papa pré-cozinhada. 

Acontece que as papas de pacote já cá estão há muito tempo e enraizou-se a ideia de que as papas para bebés se fazem a partir de farinhas. Não é bem assim e não há grande vantagem em fazer as papas com farinhas de cereais. 

Porque não se deve usar farinhas para papas?

Em primeiro lugar temos que perceber como é um grão de cereal.

Um grão de cereal é constituído por 3 partes:

  • o farelo, ou casca (bran), rico em fibras;
  • o endosperma (endosperm), onde se concentram os hidratos de carbono e proteínas;
  • o gérmen (germ) onde reside a maior riqueza nutricional do grão com vitaminas, minerais e fitonutrientes importantes para o nosso organismo.

Quando consumimos o grão inteiro, temos a certeza que estamos a consumir estas 3 partes do grão. Contudo, os grãos são de difícil cozedura, podendo levar até 1h a ficarem suaves para serem consumidos. A alternativa que temos são os flocos grossos, que resultam do esmagamento do grão de cereal. Assim, conservamos grande parte do valor nutricional do grão, com a vantagem de uma cozedura muito mais rápida (rondando os 10 minutos). Os flocos finos, alguns com a indicação de “pronto a consumir”, são flocos mais partidos e com maior perda de partes do grão original, sendo o subproduto mais pobre que o floco grosso.

Quando o grão é transformado em farinha, perde o farelo e o gérmen, pois são partes muito rijas e de difícil moagem, logo são excluídos. A clássica farinha branca é puramente endosperma, baixa em fibras, vitaminas e minerais.

No caso da farinha integral, há uma perda substancial do farelo e do gérmen. Mesmo sendo um sub-produto melhor que a farinha branca, devemos reservar o seu uso para pastelaria e padaria. 

Algo que também é muito questionado é fazer a farinha, moendo os grãos integrais em casa. É verdade que desta forma conseguiríamos incluir todas as partes do grão, mas não nos seria possível demolha-los e por isso tirar um maior partido dos seus benefícios.

Sobre demolhar cereais: Demolhar ou não demolhar?

Desvantagens em fazer papas com farinhas

Existem três grandes desvantagem em fazer papas com farinhas:

  1. As farinhas são mais pobres em vitaminas e minerais, em relação ao grão ou floco;
  2. Não há a possibilidade de demolhar os cereais e tirarmos um maior proveito dos seus benefícios;
  3. Sendo a farinha pobre em fibras, tem um maior índice glicémico, e por isso os hidratos de carbono entram mais rapidamente na corrente sanguínea, havendo uma maior libertação de insulina pelo pâncreas, para o organismo equilibrar os níveis de açúcar.

Em suma:

  • É sempre melhor cozinhar papas com o grão inteiro ou em floco grosso;
  • Deve-se sempre demolhar o grão ou o floco, de forma a tirarmos maior partido dos seus benefícios.
  • Não existe vantagem em usar farinhas para fazer papas. É um sub-produto do cereal mais pobre;
  • Não existe vantagem em desfazer cereais em grão ou floco em farinha, antes de cozinhar, pois assim não os poderemos demolhar, ou ajustar a textura da papa. 

 

Se quiserem saber mais sobre papas, não percam um dos workshops de “Tudo sobre Papas Caseiras”, que teremos em Junho.