Foi o primeiro artigo de babywearing que experimentei. Foi aquele que me levou a explorar mais este mundo maravilhoso de transportar os bebés junto a nós. A mochila ergonómica é sem dúvida o porta-bebés mais fácil de colocar, no sentido que há pouca margem para erro na posição do bebé e nos ajustes ao seu carregador.

A mochila ergonómica (soft structured carrier neste diagrama) é muito fácil de distinguir. É composta por um cinto, largo, que deve ficar bem justo ao carregador, por um painel rectangular ou trapezoidal, que pode ou não ser ajustável, e alças, que podem cruzar ou não. Dentro destas características existem uma multiplicidade de marcas e modelos.

É importante salientar a diferença entre uma mochila ergonómica e um marsúpio. A mochila ergonómica dá um apoio ao bebé de joelho a joelho, enquanto a grande maioria dos marsúpios pendura os bebés pelas virilhas. Também, o painel da mochila ergonómica é mole e flexível, respeitando a curvatura natural da coluna dos bebés e o seu desenvolvimento, enquanto o painel dos marsúpios é rígido e almofadado, forçando a coluna do bebé a uma posição que não é natural, e pode não ser confortável.

À esquerda um marsúpio, à direita uma mochila ergonómica.

Dependendo das mochilas e das suas características, algumas podem ser usadas desde o nascimento. Regra geral o seu uso só é recomendado a partir do momento em que o bebé se senta sozinho e tem total controlo das costas e pescoço, por volta dos 6 meses. Antes desta marca é preferível usar porta-bebés mais flexíveis a nível de suporte do bebé, como os panos elásticos, os panos não elásticos ou os slings de argolas. Uma mochila apta a ser usada desde o nascimento, deve ter um painel bem maleável e flexível, e ter um sistema de ajuste em largura e altura.

As mochilas podem ser usadas por um longo período de vida do bebé, estando algumas preparadas a carregar até 20kgs!

A minha primeira mochila ergonómica

O que fiz, recomendo que ninguém faça! Comprei a minha primeira mochila ergonómica num vendedor desconhecido no Ebay. O preço era para lá de atractivo em comparação ao que via no mercado habitual. A mochila chegou e comecei a usar de imediato com a Tete, que ainda não tinha 1 ano.

Tudo parecia em ordem, para uma falsificação de um modelo bem conhecido do mercado. Até ao dia que ao ajustar o cinto, este se soltou e esta mochila não tinha qualquer forma de travão para que isto não acontecesse!! Felizmente estava a segurar a bebé e ela era grandinha e segurou-se a mim, assim que sentiu o assento a soltar-se. Mas com um bebé mais pequeno e em andamento (com as mãos soltas), ou com um bebé às costas, poderia ter corrido muito muito mal.

Portanto, comprem sempre mochilas certificadas, que foram testadas para qualquer eventualidade, a nível de resistência dos materiais, como a composição dos mesmos não ser tóxica para os bebés. Com o tempo eles tendem a roer as alças das mochilas, por exemplo. Façam uma compra segura. Com os nossos bebés, não vale a pena correr riscos.

Outras mochilas ergonómicas que usei

A segunda mochila que usei foi uma Boba 4G, que uma amiga me emprestou para a nossa viagem à Disneyland. Foi uma óptima solução para o tira e põe constante da Tete durante os nossos passeios, para além que o pai prontificou-se a usar algumas vezes (que nunca tinha acontecido com outros porta-bebés).

Gostei bastante da experiência. Mostrou-se uma mochila capaz e resistente, para uma criança de quase 2 anos (na altura). Senti-me sempre confortável e a Tete também (dormiu lá grandes sestas). O único inconveniente desta mochila é de facto não poder ajustar a largura e altura do painel, só podendo ser usada quando o bebé tiver tamanho suficiente.

Agora para o baby-boy resolvi adquirir uma nova mochila. Penso que porta-bebés nunca são demais e cada um oferece vantagens que os outros não. Optei pela Ergobaby Adapt na loja Rebento, por ser uma das tais mochilas em que é possível adaptar a largura do painel, respeitando assim a abertura natural das perninhas dos bebés. Este factor é importante. Não queremos abrir demasiado as pernas dos bebés, pois não é confortável para eles. Queremos que eles fiquem sentados, com o painel da mochila a criar um assento que suporte de joelho a joelho.

O que mais gosto nesta mochila, é o desenho do painel, que cria logo o assento consoante o ajuste. Por vezes é difícil conseguir a posição correcta da bacia do bebé, quando estes são muito pequenos. Com esta mochila, isso não é problema! O painel tem velcros de ajuste, que permitem controlar a largura deste, fazendo desta mochila uma opção desde bebés muito pequenos (o baby-boy aqui ainda só tinha 4 meses) até aproximadamente os 20kgs.

 

Semana Europeia do Babywearing

A partir de hoje e até dia 14, celebra-se a Semana Europeia do Babywearing. Para comemorar esta semana que tanto me diz, o Na Cadeira da Papa aliou-se à loja Rebento para vos oferecer um desconto de 10% em qualquer porta-bebés da marca Ergobaby! Só têm que usar o código “nacadeiradapapa” no acto da compra, para usufruir. Esta campanha estará em vigor até 30 de Junho!

Não percam a oportunidade!!

 

Poderá interessar:

Babywearing – Como sobreviver a 3 filhos #03

Babywearing – o pano elástico

Babywearing – o sling de argolas