11390036_1116143861733692_2949283225040536839_n

Este post deveria ter saído a semana passada, mas por causa de um avião atrasado e uma oficina fechada à hora de almoço, a minha segunda-feira passada foi um verdadeiro caos! Hoje, quase que não conseguia publicar também. Espero em breve vir falar-vos do que me tem ocupado a maior parte do tempo nos últimos dias. 

E agora sim. Esta é a Vânia, e a Vânia é a autora do blog Made by Choices. Conheci o blog através do canal de Youtube, que é simplesmente delicioso! A Vânia foi a primeira blogger que comecei a seguir por causa dos seus vídeos, que me inspiraram na totalidade para fazer os meus (a quem agradeço na totalidade todo o apoio).

Dou-vos agora a conhecer um pouco desta incrível blogger de quem sou fã!

LC – Quando decidiste adoptar um estilo de vida vegetariano e porquê?

Vânia, Made by Choices (V) – Decidi adoptar um estilo de vida vegetariano há cerca de 2 anos atrás. Até aos 28 anos sempre comi carne e peixe. A principal razão para deixar de comer carne foi devido a motivos de saúde. Descobri que tinha ovários poliquísticos (basicamente é um distúrbio hormonal que interfere na ovulação) e depois de várias pesquisas e aconselhamentos percebi que a forma como os animais são alimentados (à base de rações e hormonas) tinha um grande impacto no meu problema hormonal. Por isso comecei por cortar a carne da minha alimentação. Hoje encaro como a melhor opção que poderia ter feito, pois não poderia sentir-me melhor e a sintomatologia está controlada.

LC – Como foi a reacção da família e amigos? Sentes que a tua opção afectou de alguma forma as tuas relações sociais?

V – Como a minha mudança ainda é recente, tenho pessoas da minha família que não compreendem e gostam de dar a sua opinião, mas eu encaro como uma opção pessoal e não para agradar aos outros. Em relação aos amigos é também uma fase de adaptação, a maior parte das vezes levo comida de casa e acabam também por comer e até gostar, o mais engraçado é que não tenho nenhum amigo vegetariano o que gera sempre curiosidade por parte deles, mas penso que as amizades vão além das nossas escolhas alimentares. 

LC – O que mais gosto do teu blog, e o que o caracteriza e distingue de outros, são definitivamente os vídeos. Dão um certo suporte à ideia que a alimentação vegetariana não é um bicho de sete cabeças e está acessível a qualquer um. O que tinhas em mente quando começaste a fazer os vídeos para o blog?

V – Quando decidi fazer o blog a minha ideia foi logo criar conteúdo em vídeo. Para mim fazia todo o sentido visto que foi dessa forma que aprendi a cozinhar e sempre adorei ver programas de culinária e acho que é uma forma aprendemos mais facilmente. Outra razão foi pelo facto de haver poucos vídeos em português, principalmente na área da alimentação vegetariana, muitas vezes as pessoas pediam-me receitas e acabavam por não experimentar por acharem demasiado difícil ou demorado, hoje recebo alguns comentários de pessoas que me dizem que já experimentaram algumas receitas graças aos vídeos. Sem dúvida a alimentação vegetariana não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, é simples, nutritiva e sobretudo deliciosa. O melhor disto é que grande parte do público que vê os vídeos não é vegetariano, mas tem curiosidade numa alimentação que não inclua carne ou peixe, por isso poder inspirar e motivar outras pessoas a fazerem pelo menos algumas refeições saudáveis e vegetarianas foi sempre o meu objectivo principal. Não sou nenhuma chef de cozinha, mas quero mostrar que se eu consigo qualquer pessoa também consegue. 

LC – Conhecias as meatless monday, ou segundas sem carne? O que pensas deste movimento?

V – Sim, já conhecia as meatless Monday e o mais engraçado é que antes de me tornar vegetariana já o praticava. Penso que é uma óptima iniciativa e deveria estar mais divulgada, pois permite que as pessoas criem consciência e reduzam o consumo de carne e peixe, nem que seja apenas 1 dia por semana. A alimentação vegetariana se for bem planeada é uma alimentação completa, saudável e muito saborosa. A Vânia, tal como outras bloggers que tenho trazido nesta rubrica, faz das Segundas Sem Carne o seu quotidiano. Dedica o seu blog exclusivamente a receitas vegetarianas. Convidei-a, ela aceitou e desafiou-me a fazer um veggie-rolo (se bem se lembram já tentei fazer um que não correu lá muito bem… adiante).

fazer o rolo-1

rolo no tabuleiro

rolo de grão com molho de tomate

rolo de grão com molho de tomate 2

rolo de grão com molho de tomate 3

Quem resiste? Eu cá já tenho o grão a cozer e este vai ser o jantar de hoje, meu e das meninas!

Vânia, Made by Choices

Rolo de grão no forno com molho de tomate [desde os 12 meses]

Servings: 6

Ingredients
  

Ingredientes para o molho de tomate
  • 6 a 8 tomates bem maduros
  • 1 Cebola
  • 1 Dente de alho
  • 1 C. sopa de azeite ou óleo de coco
  • Folhas frescas de manjericão
  • Noz-moscada a gosto
  • Pimenta preta a gosto
  • Sal marinho 1 pitada
Ingredientes para o rolo de grão
  • 500 grs de grão cozido
  • 100 grs de arroz cozido frio e escorrido usei arroz integral, mas pode ser normal
  • 100 grs de cenouras cerca de 2 cenouras
  • 1 Cebola pequena
  • 1 e ¼ cup de linhaça moída cerca de 150 a 200grs pode ser pão ralado
  • 1 C. sobremesa de alho em pó pode ser 1 dente de alho
  • 1 C. Sobremesa de açafrão em pó
  • 1 C. sobremesa de pimentão-doce opcional
  • 1 C. café de pimenta preta moída opcional
  • 1 Pitada de sal marinho

Method
 

Instruções para o molho de tomate
  1. Lavar muito bem todos os tomates em água corrente.
  2. Cortar o tomate ao meio e retirar parte amarela com a ajuda de uma faca (retirar as sementes se preferir).
  3. Cortar o tomate em pedaços mais pequenos e reservar.
  4. Picar a cebola e os dentes de alho.
  5. Num tacho saltear a cebola com o alho e adicionar o óleo de coco.
  6. Deixar refogar (em fogo médio) até a cebola estar translucida (cerca de 2 a 3 minutos).
  7. Juntar os tomates cortados e mexer bem para envolver com o refogado.
  8. Quando o tomate começar a ferver, baixar o lume e tapar o tacho (deixar cozer por 5 minutos).
  9. Passado 5 minutos mexer e voltar a tapar (desta vez não tapar na totalidade) e deixar cozer mais 5 minutos.
  10. Adicionar todos os temperos, mexer, provar e rectificar os temperos.
  11. Tapar o tacho e deixar o molho apurar por mais 5 minutos.
  12. O tempo total será de 15 minutos.
  13. Depois é só desligar o fogão, adicionar as folhas de manjericão e triturar o molho com a ajuda de uma varinha magica ou de um processador de alimentos.
  14. Rectificar os temperos (se precisar).
Instruções para o rolo de grão
  1. Num processador de alimentos triturar primeiro a cebola e a cenoura e depois juntar o grão, o arroz e triturar até formar uma massa (não necessita ficar tudo muito triturado).
  2. Quem não tiver um processador de alimentos, pode usar uma varinha mágica.
  3. Transferir a massa para um recipiente de vidro.
  4. Adicionar todos os temperos e a linhaça triturada aos poucos (misturar com as mãos).
  5. À medida que vamos misturando a linhaça verificamos a consistência da massa (o ideal é que se desprenda das mãos).
  6. Depois é só colocar a massa em papel vegetal (tentar formar um rolo, estilo uma torta já enrolada) e embrulhar com o papel vegetal para ajudar a formar o rolo.
  7. O rolo pode ser colocado no frigorífico até à hora de ir ao forno e pode ser feito no dia anterior.
  8. Depois é só transferir o rolo para um tabuleiro de forno e assar por 30 minutos a 180ºC ou até estar firme.
  9. No final regar o rolo com molho de tomate, deixar mais 5 minutos no forno e está pronto a servir.
  10. Este prato pode ser servido com legumes cozidos ou com o restante arroz.

Notes

Para além da cenoura podemos juntar outros legumes na massa do rolo.
Este rolo não fica com a mesma consistência do rolo de carne (fica um pouco mais mole), mas também vai depender da quantidade de linhaça ou pão ralado que adicionarem.
Se quiserem fazer um rolo menor é só reduzir as quantidades dos ingredientes em proporção.