A minha primeira tentativa e foi logo um êxito. Tanto que me obrigou a publicar de imediato a receita deste pão de alfarroba e curgete. Ao contrário de todos os sábados, hoje coloquei o despertador e acordei primeiro que as miúdas. Tudo por causa desta foto:

14352133_1856750501219520_6835879887731167743_o

Esta foto fez o maior dos furores nas redes sociais e a receita foi suplicada por quem com ela se cruzava. Sob grande ameaça de muitos seguidores, até me chamaram de mázinha, hoje acordei mais cedo, sentei-me ao computador e pensei: “vou por as casas portuguesas a fazer esta pequena maravilha este fim-de-semana!”

Já há muito tempo que eu andava à procura de uma receita de pão de alfarroba, para juntar ao pão de banana aqui do blog. Nenhuma satisfazia, os testes não corriam bem, e pus a ideia de lado.

Certo dia este verão, ainda de férias, deparei-me com uma receita de pão de cacau. Fiz um print-screen da dita receita e guardei no telemóvel para futuro. Não guardei a referencia (grande falha), mas, hey!, estava em plena praia e esbarro com uma receita destas? Ter feito tirado foto aos ingredientes já foi um grande feito.

Na passada quinta-feira, eu e a dona das mãozinhas mais pequeninas cá de casa (por enquanto) tivemos um momento de filha única. Aproveitei para cozinhar só com ela, que é raro. Lembrei-me daquela receita que tinha fotografado, fiz umas primeiras adaptações e vamos a isso!

Pão de Alfarroba e Curgete

Pão de Alfarroba e Curgete

Pão de Alfarroba e Curgete

Ela tratou dos ingredientes secos.

Pão de Alfarroba e Curgete

Eu tratei da parte mais difícil.

Pão de Alfarroba e Curgete

E no final juntámos tudo!!

Pão de Alfarroba e Curgete

Pão de Alfarroba e Curgete

Pão de Alfarroba e Curgete

Ela provou antes de ir para o forno e classificou com um “nham, nham, qui bom!”

Pão de Alfarroba e Curgete

45 minutos depois desta foto, quando publiquei a foto do pão cozido nas redes sociais, o furor instalou-se!

Pão de Alfarroba e Curgete

Pão de Alfarroba e Curgete

Pão de Alfarroba e Curgete

Ela provou (e eu não, querem ver?) e foi um sucesso! Um pão de alfarroba e curgete delicioso, húmido e super guloso! Mas sem açúcar refinado e super nutritivo.

Pão de Alfarroba e Curgete

Pão de Alfarroba e Curgete [desde os 9 meses]
Imprimir
INGREDIENTES
  1. 1 + 3/4 de chávena de farinha de espelta
  2. 1/4 de chávena de amido de milho (ou araruta)
  3. 4 c. de sopa de alfarroba (ou cacau, mas ver nota)
  4. 3 c. de chá de fermento para bolos (ou 2 c. de fermento e 1 c. de bicarbonato de sódio)
  5. 1 pitada de sala (opcional)
  6. 1 + 1/2 chávena de curgete ralada com casca (mais ou menos uma curgete média)
  7. 1/2 chávena de xarope de ácer (ou outro adoçante, mas ver nota)
  8. 1/2 chávena de óleo de coco (ou outra gordura vegetal a gosto)
  9. 1/2 chávena de bebida vegetal a gosto (usei de aveia)
PREPARAÇÃO
  1. Pré-aquecer o forno nos 175º (de preferência com ventoinha).
  2. Numa taça grande juntar os ingredientes secos (a farinha, o amido de milho, a alfarroba e o fermento). Misturar até ficar homogéneo.
  3. Noutra taça juntar os restantes ingredientes (a curgete, o óleo, o xarope e a bebida vegetal). Misturar bem, podendo ser utilizada uma batedeira em velocidade baixa.
  4. Juntar as duas misturas e envolver bem, podendo aqui também ser utilizada a batedeira, ou um robot/processador de cozinha, até a massa ficar bem homogénea e sem grumos.
  5. Colocar a massa numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal e levar ao forno por 45-50 minutos.
Notas
  1. Nota: a alfarroba pode ser substituída por cacau cru em pó, mas como este é mais amargo, a porção de xarope pode passar para 2/3 e chávena ou mesmo 1 chávena de xarope, para balançar o sabor. Também, o xarope de ácer, dentro dos adoçantes ditos naturais, é o mais doce de todos, se for substituído por geleias, poderá ser necessário aumentar a quantidade. A melhor forma de saber é provar a massa antes de colocar no forno.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/