O primeiro verdadeiramente a 3

risottoquinoa09

Já há muito tempo que andava a “namorar” uma receita de risotto de quinoa, mas deixei sempre escapar as oportunidades. Hoje foi o dia. 

Perdi a receita original, que me tinha deixado de água na boca, mas encontrei uma outra que me encantou pela sua simplicidade: abóbora assada, quinoa cozida e já está. Certo, tenho de dar o meu toque. Tenho sempre que dar o meu toque. 

Não sou grande fã do “exclusivamente” quinoa. Já tentei comer várias vezes sozinha, mas não me fascina. Acho o sabor característico muito intenso, prefiro misturar com outros cereais (ou derivados) e sinto que o prato fica mais rico e de sabor mais suave. Por isso, para este risotto, usei arroz de risotto (arborio ou carnaroli) misturado com a quinoa. Contudo, é possível fazer esta receita só com quinoa (ou só com o arroz de risotto), vai depender do gosto pessoal, mas estou aqui à espera de ver essas experiências e resultados.

A abóbora assada agradou-me, já que era cozinhada de uma forma babyfriendly, para a T. Fui um pouco mais criativa na abóbora assada que a receita original e assei juntamente cebola e alho, para mais sabor. Mas ainda se pode ser mais criativo, e juntar canela como indica a receita original (que eu não gosto) ou também, caril, que combina igualmente bem com a abóbora (que eu também não gosto).

Risotto com quinoa e abóbora [desde os 12 meses]
Serve 4
Imprimir
Ingredientes para a abóbora assada
  1. 1 cebola
  2. 3 dentes de alho
  3. 3 chávenas de abóbora manteiga aos cubos (aproximadamente 400gr)
  4. azeite
  5. salsa
  6. sal
Ingredientes para o risotto
  1. fio de azeite
  2. 1/2 chávena de arroz de risotto (arborio ou carnaroli)
  3. 1/2 chávena de quinoa (convém demolhar umas horas antes)
  4. 2 chávenas de caldo de vegetais (pode-se usar as indicações desta receita ou outro a gosto)
  5. sal
  6. queijo parmesão (opcional)
Indicações
  1. Pré-aquecer o forno 160º.
  2. Num tabuleiro de ir ao forno, dispor a cebola cortada em meias-luas, o alho, a abóbora, temperar de sal, polvilhar com a salsa e regar com um fio de azeite.
  3. Colocar o tabuleiro no forno e deixar assar até a abóbora estar macia (mais ou menos 40 a 50 minutos, dá para dar banho à pequenada).
  4. Entretanto, levantar fervura ao caldo, e numa frigideira selar o arroz no azeite, por 1 ou 2 minutos. Começar a colocar conchas de caldo na frigideira e mexer pacientemente. Marcar num relógio/cronómetro 20 minutos (tempo de cozedura do arroz).
  5. Passados 5 minutos, juntar a quinoa, e continuar a adicionar conchas de caldo e mexer. Nunca deixar o arroz ficar totalmente seco, nem juntar demasiado caldo. Uma concha de cada vez, é o ideal.
  6. Quando a abóbora estiver assada, deitar num copo, e triturar com a varinha, até obter um puré cremoso (precisei de juntar um pouco de água).
  7. No final da cozedura do arroz, envolver o puré de abóbora e está pronto a servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
risottoquinoa04

risottoquinoa03

risottoquinoa05

risottoquinoa07

risottoquinoa08

risottoquinoa06

risottoquinoa10

Polvilhei o meu risotto com queijo e servi os das meninas simples. A L. acabou por me pedir queijo também. E quem diria, adorou!!

risottoquinoa15
 
risottoquinoa16
 
risottoquinoa02
 

Arrisco-me a dizer que foi das poucas vezes que rapou o prato sozinha e nem pediu ajuda! Isso quererá dizer qualquer coisa, certo?

A T., que nunca quer comer nada depois da sua sopa, hoje “cheirou-lhe” e dava gritos estridentes por algo mais que a sopa. 

risottoquinoa11

risottoquinoa12

Com colher…

risottoquinoa13

…sem colher…risottoquinoa14

… mais uma que rapou o prato!

É realmente delicioso, aprovado por todos da família (falta só o pai)!