A quinoa chegou e conquistou muitos fãs. Confesso que não fui adepta da quinoa durante muito tempo. Não gostava do sabor, nem da textura. Tinha pena de não conseguir aproveitar todos os benefícios que a quinoa tinha para oferecer. Só precisei de algumas experiências, para acertar nas receitas que me convenceram. Aqui ficam o meu top 7 receitas com quinoa.

A quinoa é pseudo-cereal nativo dos Andes (Peru, Bolivia, Equador e Colômbia). O seu uso caiu após a invasão espanhola, dando lugar ao uso de trigo e cevada. Encontra-se mais facilmente no mercado em forma de grão (real ou vermelha), mas também em farinha e floco.

Lasanha de curgete e quinoa

Uma lasanha vegetariana, que pode se feita com os vegetais que mais gostarem, como beringela ou cenoura. Foi uma das formas preferidas de comer quinoa.

Casserole de quinoa a feijão preto

As casseroles são uma espécie de one-pot, mas no forno. Esta tem um gostinho texmex (texano-mexicano), que combina na perfeição com a quinoa. 

Quinoa com legumes assados e grelhados

Foi com esta receita que aprendi a gostar de quinoa! Uma sugestão de uma das minhas convidadas das Segundas Sem Carne. É uma combinação que sabe bem no verão, num jantar de grelhados, com o por-do-sol como pano de fundo.

Pizza com base de quinoa

Provavelmente, a forma menos improvável de comer quinoa. É um jantar rápido, deixando a quinoa de molho com antecedência, super nutritivo e saboroso.

Risotto com quinoa e abóbora

É a forma como prefiro a minha quinoa, misturada num risotto, ou misturada com cuscus. Este risotto foi um verdadeiro sucesso junto das miúdas. A abóbora deu a cremosidade certa a este risotto, sem recorrer à típica manteiga.

Bolachas de quinoa

Estas super bolachas são tudo de bom: quinoa, amêndoa e tâmaras. São deliciosas e o verdadeiro super-snack para miúdos e graúdos!

Quinoa com cogumelos e espinafres

Das minhas primeiras experiências com quinoa e também das primeiras receitas do blog! Na altura ainda era uma principiante nestas matérias e o longo caminho que percorri. 

E aí em casa? Quais as vossas receitas com quinoa preferidas?