tresaterca12

No Três à Terça de hoje trago três receitas com quinoa. Três formas bem distintas de usar e igualmente saborosas.

A quinoa é um pseudo-cereal, ou seja, tem as mesmas características nutricionais que os cereais (rica em hidratos de carbono), mas modo de cultivo e crescimento diferente. A quinoa é dotada de todos os aminoácidos essenciais que o nosso organismo precisa, sendo por isso um alimento muito utilizado na alimentação vegetariana como complemento proteico. 

Um prato de quinoa com uma mistura de legumes e vegetais é um prato completo do ponto de vista nutricional.

Risotto com quinoa e abóbora

risottoquinoa15

Este risotto de quinoa foi o primeiro jantar sem carne com a T. e foi um verdadeiro sucesso. Ambas as miúdas lamberam o prato! Misturei a quinoa com arroz arborio, para suavizar o sabor geral do prato. Pessoalmente não gosto muito do sabor da quinoa, mas o tempo levou-me a descobrir que a quinoa vermelha (que aparece na foto) tem um sabor mais marcante que a quinoa real (de tom mais amarelado). A abóbora foi um complemente perfeito e um ótimo substituto da manteiga neste risotto.

 

Casserole de quinoa a feijão preto

texmexcasserole09

Esta casserole está recheada de sabores tex-mexicanos: o feijão preto, os pimentos e o milho. É daqueles pratos que adoro fazer, que praticamente se fazem sozinhos: tudo num tabuleiro, vai ao forno e enquanto isso podemos de tratar da outra infinidade de coisas que temos sempre para fazer. 

 

Pizza com base de quinoa

quinoapizza14

Já fiz e refiz esta pizza, já mudei os toppings, já comemos de todas as formas e feitios e é sempre um sucesso. Tão fácil de fazer, tão saborosa e nutritiva. É uma das receitas que está no top de preferidas da família Na Cadeira da Papa. 

 

E por aí? Qual a forma preferida de comer quinoa?