puredelegumesingredientes

Aposto que já repararam que só uso 4 legumes de cada vez nas sopas da T. Até nos caldos, mas uso sempre o dente de alho que perfaz 5 legumes. E se repararem bem, não tenho bem uma base fixa (coincidência das fotos que coloquei têm cebola e batata). Agora, se olharem bem, conseguem organizar os legumes em 4 grupos.

caldo328022015
Podia dizer que “inventei” um esquema fantástico de fazer sopas, mas não. Simplesmente é o esquema de sopas da nossa pediatra. Fazemos assim desde a primeira sopa, e achei tão óbvio que comecei a aplicar nas sopas dos crescidos. Objectivo? Poucos ingredientes, mas muita diversificação de sopas e sabores. A ideia é não viciar o paladar dos bebés num sabor só, e treinar a vários sabores. Quem é que não chegou ao fim de 3 meses de purés a achar que faz sempre a mesma sopa para os filhos? E imaginem a vossa vida a beber sempre o mesmo leite e a comer sempre a mesma sopa, durante 3 meses? Que tédio gastronómico… (a T. já tinha emigrado na certa).

Então vamos a coisas concretas. Quatro grupos. O primeiro, bastante obvio, é o grupo dos verdes. Todos os legumes verdes, de acordo com a recomendação do profissional de saúde assistente (existem algumas limitações neste grupo consoante a idade do bebé). Outro que se percebe logo, é o grupo dos laranjas, cenoura ou abóbora; é garantia de mudança substancial no sabor e textura da sopa. Depois, há aquele a que chamo o “grupo dos sabores”, que é dos legumes de sabores mais fortes, cebola, alho e alho-francês. Por fim, o grupo dos brancos, batata e substitutos. Considero substitutos da batata a curgete, o chuchu e a couve-flor. 

E é isto! Um legume de cada grupo, e está feito. Tenho de dar os créditos todos à nossa pediatra, por ter descoberto tão genial esquema. Imaginem as dezenas de combinações que podem fazer. Pois… essas todas! E não é só válido para os bebés, para nós também! 

Pronto, não pensem que com este post me livro de vos deixar as nossas sugestões de caldo e sopa para os mais pequenos aí de casa. Também tenho reparado que ando a publicar poucas ideias de comidinhas para os pequenotes, prometo que retomo as fotografias dos pratos da T. e as minhas lamentações em como ela come tudo, ela come tudo, e não me deixa nada…

caldocoelho

purecouvedebruxelas-2

Download de esquema para imprimir!

Adquirir e-books de como oferecer alimentos ao bebé.

Caldo de coelho [desde os 7 meses] e Puré de legumes com couve-de-bruxelas [desde os 6 meses e meio]
Serve 3
Imprimir
Ingredientes para o caldo de coelho
  1. 1 curgete
  2. 1/2 alho-francês médio
  3. 1 dente de alho
  4. 1 chávena de abóbora aos cubos
  5. 1 chávena de agrião
  6. 80-90gr de coelho (ou a quantidade que o profissional de saúde assistente recomendar)
Ingredientes para o puré de legumes com couves-de-bruxelas
  1. 3-4 batatas médias-pequenas
  2. 1 cenoura
  3. 1/2 alho-francês médio
  4. 6-8 couves-de-bruxelas
INSTRUÇÕES PARA O ROBOT DE COZINHA
  1. No copo, colocar os legumes do caldo aos pedaços com a carne e água a cobrir.
  2. Na varoma, colocar os legumes para o puré aos pedaços pequenos.
  3. Programar 20-25min/varoma/vel.inversa
  4. No final, distribuir o caldo pelas porções.
  5. Sem lavar o copo, colocar os legumes da varoma no, e triturar em puré progressivamente 1min/vel3,5,7.
  6. Juntar um bocadinho de água, se necessário.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/
GuardarGuardar