Arroz de coelho [desde os 7 meses] – Do frigorífico para a cadeira da papa
Têm-me perguntado muito o que é o “caldo”, o que faço com o caldo, como trato os legumes que cozo com a carne ou peixe. Resolvi escrever este post em que vou tentar explicar tudo muito direitinho, pois acredito que quem nunca cozinhou desta forma para os pequenotes, pode parecer mais complicado do que realmente é. Afinal, estou aqui para vos facilitar a vida.
Vamos por passos. Como já expliquei no famoso post sobre as mães robóticas, cozinho de uma só vez o caldo do almoço e o puré de legumes do jantar. Quem não tem robot de cozinha, pode fazer em duas panelas. Acredito que se optimiza muito o tempo, pois está-se a arranjar legumes apenas uma só vez, mesmo que seja a dobrar.
O que é ao certo o “caldo”? Ora, eu chamo caldo a uma água de cozedura, que neste caso, tem pedaços de legumes e de carne ou peixe lá dentro. Uso este caldo para posteriormente cozer arroz, ou massa, ou pão (para açorda), ou farinha-de-mandioca (para a farinha-de-pau), ou sêmola de milho, ou, ou, ou. Há tantas, tantas alternativas! Um mesmo caldo, pode dar vários pratos diferentes, só mudando um ingrediente, como já mostrei aqui. Pronto, eu coloco aqui as fotos para não andarem a saltitar entre páginas.
Isso mesmo! O mesmo caldo, 3 pratos diferentes. Então, como fica o caldo saído do tacho ou do robot de cozinha?
Assim:
Um copo, com líquido, legumes aos pedaços e carne, ou peixe. Faço caldo para 3 dias, como explico nas minhas receitas de caldos, e guardo estes copos no frigorífico, durante esse tempo. Algo que me fui habituando a fazer, é colocar um pouco mais de água na cozedura, e ter um copo extra só de líquido, para juntar aos outros se necessário.
Vou usar como exemplo, o caldo que preparei ontem com coelho.
Ontem, depois dos legumes cozidos, dividi-os pelos copinhos juntamente com o caldo e a carne e guardei no frigorífico.
Hoje, tirei um copo e despejei o conteúdo num tachinho. A dose é tão pequenina, que nem uso a liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica (digam lá, já tinham saudades deste nome).
Deixei ferver e juntei o cereal. Hoje, foi dia do arroz.
Tapei o tachinho e deixei cozer por 20 minutos (no caso do arroz).
Desfiei o coelho, juntei o azeite e envolvi.
Se o bebé ainda for muito pequenino, convém desfazer uma bocadinho os legumes e o arroz. Mas se já tiver a prática da mastigação apurada, vai adorar a sua comidinha com mais texturas (como a T.).
Como sou muiiiiiito amiga, e gosto muiiiiiiiito de vocês (vocês merecem que são do melhor), e também como há muito tempo que não coloco uma receitinha, cá vai na integra, este arroz de coelho.
- 1 curgete
- 1/2 alho-francês médio
- 1 dente de alho
- 1 chávena de abóbora aos cubos
- 1 chávena de agrião
- 80-90gr de coelho (ou a quantidade que o profissional de saúde assistente recomendar)
- água q.b.
- 1-2 colheres de sopa de arroz
- 1 colher de chá de azeite virgem-extra
- Num tacho, cozer os legumes aos pedaços com a carne por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes.
- Divide-se em 3 ou 4 porções, deixando uma a ferver e reservando as restantes.
- Juntar a colher e meia de arroz, levantar fervura, tapar o tacho e deixar cozer por 20 minutos em lume brando. Ir verificando a quantidade de água, para não queimar.
- Assim que esteja cozido, retirar do lume.
- Desfiar a carne e se necessário, esmagar mais os legumes.
- Juntar o azeite de servir.
- No copo, colocar os legumes aos pedaços com a carne e água até cobrir.
- Programar 20-25min/100º/vel. inversa.
- Divide-se em 3 ou 4 porções, deixando uma a ferver (100º/vel. inversa) e reservando as restantes.
- Juntar a colher e meia de arroz pelo bocal da tampa do copo e programar 20min/100º/vel.inversa.Ir verificando a quantidade de água, para não queimar.
- Quando terminar de cozer, desfiar a carne e se necessário, esmagar mais os legumes.
- Juntar o azeite de servir.
- Para bebés muito pequeninos, passar a totalidade ou alguns grãos de arroz com a varinha-mágica. Em bebés mais crescidos, pode-se apenas desfiar a carne, e servir com os legumes aos pedaços para que mastiguem.
Servir ao bebé faminto mais perto de si.
22 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Ola! Que cereais posso juntar ao caldo? E que quantidades?
Olá! Pode juntar: arroz, massinhas, pão (para açorda), farinha de mandioca (para farinha de pau), sêmola de milho (para papas de milho), couscouz, bulgur, millet, ou até mesmo batata (que não é um cereal, mas é um hidrato). Pode juntar tudo o que quiser!! 🙂 Quantidades. Quando a minha bebé só comia este pratinho ao almoço (sem sopa) colocava 2 colheres de sopa rasa em cru de acompanhamento, mas no início, aos 7 meses, colocava uma colher, a uma colher e meia. Agora que faz sopa mais prato, coloco uma colher e meia.
Olá! Não tem a versão bimby do caldo?
Olá! O processo é exactamente o mesmo, colocar os legumes aos pedaços cobrir com água e programar 20-25 minutos, na temperatura 100º, caso esteja a fazer só o caldo no copo, ou temperatura varoma, caso queira cozer legumes para a sopa na varoma também.
Obrigada pela resposta. Já fiz na bimby. Programei velocidade colher inversa para os legumes não ficarem em papa. Correu bem!
Olá! Não tem a versão bimby do caldo?
Olá, gostaria de saber como faço na máquina de cozer a vapor. Obrigada
Olá! Não estou familiarizada com essas máquinas, não lhe sei responder :/
Olá, gostaria de saber como faço na máquina de cozer a vapor. Obrigada
Gostaria de saber como faz o caldo para três dias, a proteína que dá nesses três dias é sempre a mesma, ou seja, da 3 dias seguidos carne ou peixe? Obrigado.
Sim, dava 3 dias seguidos carne ou peixe.
Olá! O agrião do caldo pode ser substituído por qual outro legume que fique bem?
É possível e saudável congelar o caldo?
Obrigada.
Beijinhos
Patricia
Olá! Pode trocar por outro verde da sua preferência 🙂 Pode congelar, mas o caldo aguenta bem 3 dias no frio.
Olá Olá! Estou a adorar este blog!!! Como muitas outras, sou uma mãe sem tempo! Á noite costumo fazer a sopa para 3 dias…mas congelo. Queria saber que copinhos são esses ;p pois parecem ter uma tampa. E tb se posso congelar os caldos, porque o meu bebé está na ama durante a semana e ela dá-lhe o almoço. Basicamente tenho de preparar a refeição da noite, mas como chego sempre tarde tenho de ter já alguma coisa preparada…
Agradeço muito a ajuda 😉
Olá! São copos da Avent para esta finalidade. Pode congelar os caldos, sim. 🙂
Bom dia, sou nova aqui no blog e a curiosidade já é muita. Tenho reparado que ao almoço dá o caldo com carne ou peixe e à noite só sopa de legumes. Não se deve dar o mesmo caldo da hora do almoço? ou seja, só faz uma refeição por dia de carne ou peixe? Peço desculpa mas sou novata nestas andanças 😀
Olá! Sim, sou dava carne ou peixe na refeição do almoço. Estas eram as orientações da nossa pediatra. Deve seguir as orientações do seu 🙂
Olá. Tenho uma questão em relação aos caldos, posso congela-los? Retirar para usar e o bebe comer no dia seguinte? Assim conseguiria variar mais, principalmente, a nível da proteína. Obrigada
Olá! Sim, não tem problema congelar.
Começou a dar aos 7 meses, depois da sopa? obrigada pela duvida
Olá, o meu filhote tem 14 meses e tem sido uma luta para se habituar às texturas. Come bem a sopa e a fruta passadas, mas quando há pedacinhos já não acha muita piada e cospe… Vou tentar diversificar mais nos pratos a ver se ele acha piada a algum… A minha questão é esta: quando dá um prato principal que já leva bastantes legumes, como é o caso destes caldos, ainda dá a sopa? Se sim, dá a sopa antes ou depois do prato principal? Obrigada 🙂
Olá! Com 14 meses dava sopa e prato principal carregado de legumes também. So usei refeições de 2 pratos (prato principal e fruta) até aos 12 meses.