Nunca, nunca, nunca, pode faltar sopa nesta casa, porque se faltar, cai o Carmo e a Trindade. As miúdas insurgem-se, revoltam-se pegam e megafones e cartazes de manifestação. Agora exagerei. Mas faltar sopa nesta casa é um big deal. Portanto, fazer sopa cá em casa, é parte da rotina. Questionei no Instagram e Facebook se as pessoas teriam interesse em saber como são as nossas sopas semanais e as respostas foram muitos sins. Vamos isso? Então, Começamos com uma sopa de abóbora e ervilhas.

Antes de mais nada, vou aproveitar esta rubrica para deixar algumas respostas e dicas a questões que me chegam. E hoje vou falar-vos em quantidades. É algo que suscita a curiosidade de muitas pessoas, visto sermos uma família numerosa. Então, que quantidades utilizo? Bom, já que estamos a falar de sopa e de sopa vamos falar, faço sopa 2 vezes por semana, 6 litros de sopa de cada vez. Isso mesmo, tenho uma panela de 6 litros. “Eita, tanta sopa”, pensam vocês. Pode parecer, mas vamos a contas. Comemos em média 200ml de sopa cada um (os pratos dos adultos são ligeiramente maiores que os das crianças), em suma, pelos 5, comemos 1 litro de sopa por refeição. Concluindo, 6 litros de sopa dá-nos para 6 refeições a 5. Se eu fizer sopa à sexta-feira à noite, esta chega ao jantar de segunda-feira (com sorte). 

Para fazer a sopa, utilizo sempre o meu esquema de 4 legumes. Além desses 4 legumes, adiciono sempre uma leguminosa, ou pseudo-cereal (quinoa ou trigo sarraceno). Faço-o para enriquecer a sopa, mas também, porque muitas vezes, ou porque os miúdos estão muito cansados, ou chegamos tarde a casa, o jantar resume-se a sopa e fruta. Assim, nesses dias, a sopa oferece uma boa fonte de proteínas também. Muitas vezes junto batata à sopa (muito pouca em relação à quantidade), porque gosto da textura que dá à sopa. 

Sopa de abóbora e ervilhas

Entendam que é difícil dar nomes às minhas sopas, porque no fundo são todas de legumes. Mas vou tentar dar-lhes os nomes dos ingredientes principais.

Para esta sopa de abóbora e ervilhas, aproveitei a abóbora Hokkaido, já que estamos na época dela. Para além de ela ser mais doce, é também mais densa que as outras abóboras, desse modo oferece uma consistência mais cremosa à sopa. 

Normalmente, aproveito as folhas de fora da couve-coração para fazer uma juliana, que coloco no creme já passado, para dar mais textura a sopa. A parte mais branca da couve, coloco no creme.

Então, nesta sopa usei estes ingredientes, nestas quantidades: 1 abóbora hokkaido, meio repolho de couve-flor (este era muito grande), 3 batatas médias, meio repolho de couve coração, 4 cebolas (médias grandes) e uma taça de ervilhas congeladas. Se quiserem, posso começar a pesar os legumes e colocar aqui as quantidades em gramas. Digam-me o se acham necessário, nos comentários.

Receita da sopa de abóbora e ervilhas

Sopa de abóbora e ervilhas
Serve 30
Imprimir
INGREDIENTES (para 30 porções)
  1. 4 cebolas médias-grandes
  2. 1 abóbora hokkaido média
  3. 3 batatas (opcional)
  4. 1/2 repolho de couve-flor ou 1 couve-flor pequena
  5. 1/2 repolho de couve coração (parte de fora cortada em juliana reservada)
  6. 1 taça de ervilhas (cerca de 250g)
  7. 3 litros de água
  8. sal (opcional)
PREPARAÇÃO
  1. Numa panela colocar a água a aquecer.
  2. Colocar as cebolas em quartos, a hokkaido aos pedaços, as batatas aos bocados, a couve-flor bem partida, a parte branca do repolho de couve e as ervilhas. Por fim, temperar com uma pitada de sal se desejar.
  3. Deixar cozer por cerca de 20-25 minutos.
  4. Passar com varinha mágica até obter um creme espesso (pode ajustar a consistência juntando mais água).
  5. Juntar a couve-coração em juliana reservada e deixar cozer no calor residual da sopa.
Notas
  1. Colocar o azeite sempre em cru, no prato, na hora de servir.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

Descarregar o esquema de 4 legumes para sopa