Nem toda a gente tem a disponibilidade para fazer papa “fresca” todos os dias. Muita gente prefere preparar uma boa quantidade de papas de cereais caseiras, guardar e consumir ao longo da semana. Esta é uma boa estratégia de planeamento, se realmente o tempo e disponibilidade não abundam aí em casa.

 

Passos para efectuar papas de cereais caseiras

A maioria dos cereais para papas necessitam de ser demolhados e posteriormente cozidos. Quando falamos de flocos de cereais, o tempo de demolhe deve ser no mínimo de 2 horas e cozedura de 10 minutos; enquanto cereais em grão devem ser demolhados por um mínimo de 8 horas e o tempo de cozedura pode variar entre 15 minutos a 1 hora. 

Para poder conservar no frigorífico ou congelador, os cereais devem ser cozidos apenas com água ou bebida/leite vegetal, e a fruta, se quiserem. Adicionar leite materno ou de fórmula na confecção da papa, pode condicionar a sua conservação. É sempre preferível adicionar um destes leites na hora de oferecer a papa ao bebé.

Cozer os cereais com ou sem fruta, é opcional e do gosto de cada um. Os cereais podem ser cozidos com fruta e conservados assim, ou sem fruta e esta adicionada na hora de consumir.

PASSO 1 – demolhar os cereais;

PASSO 2 – cozer os cereais em água ou bebida/leite vegetal, e fruta (opcional);

PASSO 3 – colocar a papa cozida em recipientes adequados, para frigorífico ou congelador.

 

Guardar no frigorífico

Pode guardar as papas no frigorífico, se forem consumidas no espaço de 3 dias. As papas devem ser guardadas em recipiente bem vedado (caixa ou frasco). Se forem feitas várias doses, é de considerar a possibilidade de conservar as doses em recipientes individuais, para que a abertura de uma porção, não exponha as restantes ao ar (maior chance de contaminação).

Para consumir, basta aquecer as papas num tacho ou microondas. Se usar o microondas, deve-se ter o cuidado de misturar bem a mistura para que a temperatura fique uniforme. Pode ser necessário juntar mais líquido, para ajustar a textura da papa. Aqui, se for opção, pode-ser juntar o leite que o bebé consome. 

 

Guardar no congelador

As papas de cereais podem ser congeladas, em recipientes apropriados. Estas aguentam congeladas até 6 meses. Sendo um processo de congelação, será mais eficiente guardar em unidoses, para descongelar apenas a porção desejada. 

Para consumir, as papas devem ser retiradas do congelador com antecedência, deixando arrefecer lentamente no frigorífico, ou temperatura ambiente (se não estiver demasiado calor). Depois, basta aquecer as papas num tacho ou microondas. Se usar o microondas, deve-se ter o cuidado de misturar bem a mistura para que a temperatura fique uniforme. Pode ser necessário juntar mais líquido, para ajustar a textura da papa. Aqui, se for opção, pode-ser juntar o leite que o bebé consome. 

 

Outras dicas sobre papas de cereais

Papas caseiras – lista de compras

Enviar papas caseiras para a creche

5 motivos para oferecer papas caseiras ao seu filho