Há dias questionaram na página de facebook do blog, qual a diferença entre finger-food e baby-led weaning. Como várias pessoas já me colocaram essa dúvida, achei que merecia uma reflexão aqui no Na Cadeira da Papa. 

Há que começar pos distinguir o que é cada coisa. Baby-led weaning é uma abordagem, que implica tratarmos o bebé de forma respeitosa, valorizando a partilha de comida, mesa e hora de refeição em família, durante a introdução da alimentação complementar. Finger-food é uma técnica ou forma de preparar alimentos, de modo a que os bebés possam pegar e alimentar-se. Não está relacionado com a abordagem à alimentação complementar e pode ser usado tanto numa abordagem clássica/tradicional como baby-led weaning. Portanto, os dois termos não se referem a coisas semelhantes e não podem ser equiparados. 

O termo baby-led weaning (BLW) é erradamente utilizado, de uma forma generalizada, para definir a oferta de alimentos inteiros a bebés, mesmo que não se esteja a adoptar essa abordagem. Por isso surgem expressões como “fazemos um método misto de tradicional com BLW”, ou “fazemos BLW só com a fruta”, ou “damos sopa e depois alimentos para a mão em BLW”, ou ainda “não fazemos BLW puro”. Ora, isto não existe. O que se pode estar a fazer é uma abordagem tradicional, com oferta de alimentos em finger-food. O baby-led weaning, enquanto abordagem, compreende a oferta de alimentos em finger-food. Mas a oferta de finger-food não implica obrigatoriamente, que se esteja a fazer uma abordagem baby-led weaning

Em suma, uma forma simples de perceber a diferença entre estes dois termos, é que nós adultos podemos comer finger-food e, no entanto, não estamos a fazer baby-led weaning. Faz sentido?

Como sabemos se estamos a tomar uma abordagem tradicional com oferta de finger-food ou baby-led weaning?

A resposta é simples.

Alimenta o seu filho à boca? Seja à colher ou pedaços de comida, enfiando pedaços de comida na boca dele, ou segurando nos pedaços por ele*? Complementa a refeição finger-food, com comida à colher dada pelo adulto? Prepara comida específica para o bebé? Tem horas específicas para o bebé se alimentar? – Então, não está a ter uma abordagem baby-led weaning

O seu bebé senta-se à mesa com o resto da família e partilha da mesma refeição? O seu filho pega nos alimentos sozinho, leva-os à boca, explora e alimenta-se sozinho, sem interferência do adulto, de forma permanente? Não complementa a refeição do bebé com comida oferecida à colher pelo adulto? Respeita o apetite do bebé, não forçando a alimentar-se pela mão do adulto? Permite o seu bebé comer um alimento pelo qual mostra interesse? – Então, está no caminho do baby-led weaning.

 

*segurar em alimentos inteiros junto à boca do bebé tem a denominação de “introdução alimentar participativa”