baby-led weaning tem me ensinado muitas coisas sobre o meu bebé, e sobre bebés no geral. A principal é que os bebés levam os primeiros 6 meses das suas vidas a estudarem-nos minuciosamente, para depois reproduzirem em grandiosidade os nossos gestos e hábitos, como verdadeiros veteranos. Uma das questões que me levantaram, e eu própria questionei, era como os bebés bebem água em baby-led weaning.

Não demorei a descobrir. Perguntei logo a Gill Rapley como fazer, durante o nosso encontro, em Lisboa. Mais tarde encontrei também a dica no seu livro “Os bebés sabem comer sozinhos”:

Quando o seu bebé começar a participar nas refeições familiares, é uma boa ideia oferecer-lhe água, numa pequena chávena aberta (o tamanho de um copo de shot é o ideal), sempre que ele se sentar para comer. No início, o bebé, provavelmente, só quererá brincar com esta. Contudo, se precisar de beber água, ele dar-lho-á a entender. Se for necessário, poderá ajudá-lo a segurar a chávena numa posição estável, para conseguir beber.

Esta foi a explicação que as autoras me deram na altura. Só quando comecei a introdução da alimentação complementar compreendi. Desde o primeiro dia, que deixo um copo na mesa, para o baby-boy. No início ele não lhe ligou, mas com o passar dos dias, esticava-se para ele, para lhe chegar e agarrar. Das primeiras vezes tomou banho de água do copo. Com o tempo foi manipulando o copo cada vez melhor, conseguindo, em 3 semanas, beber água autonomamente.

Como fiz para o bebé beber água em baby-led weaning?

  1. Arranjei um copo de tamanho adequado. Como as autoras descrevem, deve ser um copo de tamanho pequeno, proporcional ao bebé. No workshop em Lisboa exemplificaram, que dar um copo de tamanho regular a um bebé, seria igual a um adulto beber água de um balde. Ora, não pode resultar bem. Os copos que uso foram comprados no supermercado. Não sei precisar a marca. Tenho-os do tempo das irmãs, pois naturalmente compreendi nessa altura, que um copo pequeno era mais adequado para elas beberem água, que um copo de tamanho regular.
  2. Coloco pouca água no copo. Ponho o correspondente a um dedo de altura de água. Ajuda a que o copo não fique pesado e que o bebé consiga manejar melhor o copo. Vou enchendo as vezes necessárias, ao longo da refeição.
  3. Ajudo na inclinação. É natural durante este período de experimentação, que o bebé teste várias posições do copo, algumas resultando em banho. Estão a aprender e cada dia aprendem uma coisa nova: como agarrar melhor o copo, qual a inclinação ideal. Para evitar que o bebé se engasgue com um volume grande de água, ou lhe caia água sobre a cara assustando-o, vou controlando eu própria a inclinação máxima que ele deve fazer. Com o tempo ele vai tendo mais cuidado e cumprindo essa inclinação, para sua segurança.

 

* Rapley, Gill e Murkett, Tracey, (2017) “Os bebés sabem comer sozinhos”, Matéria Prima, p. 28