Massada de tamboril [desde os 8 meses]
Hoje a L. não foi à escola. Tem andado muito constipada e ontem chegou a ter febre. Achei que precisava de um dia de quarentena em casa para se recompor. Pensei imediatamente fazer massa para o almoço, para aliciar aquele pequenino estômago doente a comer qualquer coisa, mas sem sucesso. Já a T. chamou-lhe um figo! Há uns dias que andava para experimentar massinhas maiores que a típica pontinha, pevide e letrinhas que lhe fazia. Foi um sucesso e lambeu-se por mais.
Tamboril é um dos peixes que gosto de dar à T. Para além de vir em pacotes doseado, também é um dos peixes que mais comemos cá por casa. Por isso, quero que se habitue aos sabores a que estamos acostumados.
- 1 dente de alho
- 1/2 alho-francês
- 1 curgete média
- 1 cenoura média
- 3-4 folhas de couve-coração
- 80-90gr de tamboril
- água q.b.
- 1 colher de sopa de massinhas pequenas (pevide, pontinha ou letrinhas) ou 1 punhado de cotovelinhos (para uma dose)
- 1 colher de chá de azeite extra-virgem (para uma dose)
- Começar por fazer um caldo com os legumes e o peixe. Neste caso, ralar a cenoura previamente, para ficar aos pedacinhos pequeninos no caldo.
- Cozer os legumes aos pedaços com o peixe por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes. Dividir o caldo em 3 ou 4 doses e deixar apenas uma no tacho.
- Juntar a as massinhas, levantar fervura, tapar o tacho e deixar cozer por 15 minutos em lume brando. Ir verificando a quantidade de água, para não queimar.
- Assim que as massinhas estejam cozidas, retirar do lume.
- Juntar o azeite, envolver e servir.
- Começar por fazer um caldo com os legumes e o peixe. Ralar a cenoura previamente 5seg/vel5, para ficar aos pedacinhos pequeninos no caldo.
- Juntar no copo os legumes aos pedaços e o peixe, com água a cobrir os legumes.
- Programar 20-25min/100º/vel.inversa.
- Dividir o caldo por 3 ou 4 doses e deixar uma no copo.
- Juntar a as massinhas e programar 15min/100º/vel.inversa. Ir verificando a quantidade de água, para não queimar.
- Assim que as massinhas estejam cozidas, juntar o azeite, envolver e servir.
Acredito que a L num dia bom, teria adorado! Eu comi a porção dela, e só vos digo que entendo perfeitamente os guinchos de frustração por o prato chegar ao fim da T.!
*Relembro mais uma vez que as indicações que descrevo na receita, são aquelas que nos foram dadas. Recomendo aos leitores que em caso de dúvida em relação à receita, que sigam sempre as instruções e recomendações do médico ou profissional de saúde assistente
8 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Fiz esta e devo dizer que foi aprovada por toda a família. O membro mais pequeno adorou.
Como foi a refeição de todos fiz não reservei nada e fiz toda a quantidade.
Substitui a couve (que não tinha) por um tomate bem maduro e acrescentei coentros picados 🙂
Obrigada!
Cláudia
[…] de pau, em papas de milho. Peguei numa das minhas doses de caldo de legumes e tamboril que fiz ontem, e quando estava a ferver adicionei uma colher e meia de sêmola de milho, muito lentamente e […]
[…] Massada de tamboril […]
[…] Massada de tamboril […]
Boa tarde!!desculpe a ignorância mas o que é “comece a fazer um caldo com legumes e o peixe”???
Olá! Cozer os legumes com o peixe.
Boa noite. Posso adicionar a massa logo às várias doses e congelar com a massa la dentro em vez de ser só o caldo de legumes e peixe? Obrigada
Olá! Pode, mas a ideia de conservar o preparado apenas, é para variar os pratos a cada dia e não se tornarem repetitivos. Assim, num dia oferece massada de tamboril, no seguinte um arroz de tamboril e por fim uma farinha de pau, por exemplo.