Desde que saí do hospital, o que mais oiço (e leio) perguntarem é “como é que consegues?”. Como consigo o quê, perguntam vocês? Como consigo sobreviver a 3 filhos e manter a minha sanidade mental quase inalterada (aos olhos dos outros intacta).

Claro que não acontece por magia, há várias coisas que vou experimentando e implementando cá em casa para me ajudar e que têm resultado. E são essas coisas que vou partilhar com vocês!

Autonomia nos hábitos de higiene

autonomiawc04

Uma das coisas que incentivo muito nas miúdas cá de casa, é à sua autonomia. Poderem fazer várias coisas sozinhas ou com o mínimo de ajuda minha, é uma das formas que tenho para sobreviver a 3 filhos. 

Recentemente adquiri este kit para a casa-de-banho (é do IKEA) para colocar alguns itens de higiene das miúdas mais acessíveis e que não exijam que andem a trepar bancos e escadinhas com risco de queda. Também é uma forma de esta mãe (com alguma restrição de descanso) não se esqueça de todos os passos de beleza das miúdas.

autonomiawc05

O painel prende à parede com ventosas o que não exige que andemos a esburacar paredes (gosto disto). As caixinhas e espelho são amovíveis e podem ser combinadas nas configurações que se desejar. 

No nosso caso colocámos todos os artigos que as miúdas precisam, para os rituais de deitar e acordar: escovar o cabelo, lavar os dentes e colocar creme facial (e perfume de vez em quando). 

autonomiawc02

Já começam a pentearem-se sozinhas. Pelo menos a mais velha ajuda a mais pequena. O contrário é mais difícil, pois faltam alguns centímetros à pequenita para chegar à cabeça da irmã. Mas sem dúvida que adiantam muito trabalho à mãe!

autonomiawc03

Já escovam os dentes sozinhas há algum tempo. Sempre com muita atenção aos de trás, pois é o sítio preferido das bactérias para fazerem festas! (foi a história que inventei, para que tivessem bastante atenção à escovagem dos dentes de trás). Colocam a pasta sozinhas nas escovas, ou com a ajuda uma da outra: uma aperta a bisnaga e a outra passa a escova. Sabem que a quantidade de pasta deve ser menor que a unha do dedo mindinho da mão. 

autonomiawc01

Desde que coloquei o creme facial à vista delas, que nunca passa impune! E se eu me esqueço, elas relembram-me. Também já conseguem por creme sozinhas, pintalgando a cara com pintinhas de creme e espalhando tudo no final. 

Este cold cream da Mustela tem sido uma grande ajuda neste inverno cá em casa!