Como prometido no episódio da semana passado, fiz um episódio dedicado a um dos maiores mitos que conheço na alimentação infantil: os bebés precisam de dentes para comer. Vamos esclarecer este mito, falar de reflexo de vómito e engasgo e também algumas dicas de como aliviar a erupção dos dentes. 

Os bebés precisam de dentes para comer pedaços?

Vamos já esclarecer isto, muito bem esclarecido: NÃO! Sem “mas”, nem meio “mas”, os bebés não precisam de dentes para comer pedaços. Ponto. Os bebés conseguem mastigar com as gengivas, desde que lhe sejam oferecidos pedaços de comida em tamanho e consistência adequadas. Portanto, os alimentos que não podem comer são muito poucos.

O que não se deve oferecer a um bebé sem dentes:

  • frutas e legumes crus rijos (devem ser sempre bem maduros ou cozinhados)
  • frutos secos inteiros
  • pipocas
  • alimentos redondos inteiros (ervilhas, mirtilos, uvas, etc)

Estes são os alimentos que efectivamente não se deve oferecer aos bebés sem dentes e sem prática de mastigação, por risco de engasgamento. E já que tocamos no assunto engasgamento, deixo-vos o texto que escrevi sobre o tema, que explica direitinho a diferença entre reflexo de vómito e engasgamento: Os bebés engasgam-se? – O reflexo de vómito. E não, ter dentes não vai diminuir a possibilidade de um bebé se engasgar, já que estes se podem engasgar com leite materno, água e mesmo purés.

O que fazer para aliviar a erupção dos dentes?

Como a erupção dos dentes pode ser uma fase muito aborrecida para os bebés, existem algumas coisas que podemos fazer para ajudar a aliviar:

  • usar o Bálsamo Primeiros Dentes da Mitosyl, usei com os meus 3 filhos e realmente senti que aliviava o desconforto nas gengivas;
  • oferecer alimentos aos pedaços frescos (frutas refrescadas), para os bebés esfregarem nas gengivas;
  • fazer geladinhos de leite materno, sobretudo para os bebés que ainda não começaram a alimentação complementar: basta extrair leite, colocar numa forma de gelado e levar aos congelador.

A erupção dos dentes afecta a alimentação do bebé?

Bom, apenas no que toca ao desconforto, a erupção dos dentes pode levar os bebés a rejeitarem alimentos e mesmo refeições, dando preferencia a outros alimentos ou leite. É uma fase passageira, que devemos avaliar com cuidado. 

Poderá interessar ler:

Não se esqueçam de subscrever o podcast na vossa aplicação preferida. O podcast pode ser ouvido em: