É quase unânime! A grande maioria das pessoas que enverga pelo vegetarianismo tem dificuldade em deixar este alimento. Também é amplamente conhecido por ser viciante (com razão). Ele é gorduroso, ele é salgado, ele é o queijo. 

Ando há 3 anos e meio em transição para o vegetarianismo, e sempre disse que seria gradual, sem timings e pressões. Para mim, é a forma que faz sentido. Assim que um alimento deixa de fazer sentido para mim consumir, deixo, sem culpas e sem desejos.

As primeiras coisas que deixei sem hesitar foram a carne e o leite. Super fácil! Continuei a consumir peixe, muito esporadicamente e sobretudo fora de casa, quando não tinha alternativas. Entretanto foram os iogurtes, o peixe e ficarão os ovos e o queijo. Sou daquelas pessoas que gosta de queijo em tudo, então numa massinha com molho de tomate, é uma maravilha! Pizzas, com queijo derretido, ou tostas de queijos, eram as minhas preferidas.

Mas há dias sentei-me e pensei na última vez que tinha comido queijo. Foi precisamente nas férias em família, algures na primeira quinzena de Agosto. Desde então (há 3 semanas), que não comia queijo. E melhor, não sentia vontade de comer queijo. 

Ontem almocei fora de casa, e à falta de alternativas, pedi uma fatia de pizza, com queijo. Comi, mas não me soube pela vida, como antes me sabia e fiquei satisfeita com aquela mini-fatia, quando antes comia 1 piza individual sem problema. Melhor parte, decidi que não queria repetir a experiência, não quero mesmo voltar a comer queijo.

Implicações nutricionais no vegetarianismo

Existem 2 vitaminas que só encontramos nos alimentos de origem animal. Quando deixamos todos estes alimentos, é possível acontecer alguma deficiência nestas vitaminas, são elas: a vitamina D e a vitamina B12. Mas atenção, até pessoas com uma alimentação não vegetariana pode ter deficiência destas 2 vitaminas. Eu, por exemplo, aumentei os meus níveis de vitamina D depois de me tornar vegetariana (não sei porquê). 

A vitamina D é possível conseguir-se de duas formas: exógena, através da alimentação, ou por síntese endógena, através da sintetização de colesterol pela incidência de raios UVB do sol na pele. 

Existem alimentos de origem vegetal com vitamina B12, no entanto, os alimentos de origem animal têm maior biodisponibilidade.

Ambas estas vitaminas podem ser suplementadas, quando houver necessidade. Pessoalmente não faço uma suplementação diária. Faço uma avaliação da minha alimentação no geral e decido se devo suplementar ou não. Faço isso com outros nutrientes, como o ferro, ou o magnésio. Se tencionam deixar algum alimento, fazer uma transição ou alteração na vossa alimentação, façam-no sempre com aconselhamento especializado de um nutricionista!

Porque era importante para mim deixar o queijo?

Primeiro, porque já tinha decidido fazê-lo desde que decidi tornar-me vegetariana, e nunca tinha conseguido. Tentei várias vezes e voltava sempre a comer, ao final de alguns dias. Porque gostava, porque me sabia bem. 

Segundo, porque acreditava que eventualmente iria deixar, se optasse por deixar o meu corpo e o meu bem estar guiar a minha alimentação. E deixei! Sem qualquer peso, desejo, culpa, nada, saiu da minha dieta de forma tão natural, como tudo o resto.

Por último, tirando a vitamina D e a vitamina B12, não há grande interesse nutricional no queijo, para mim. Muita gordura, para tão poucas vitaminas.

 

E por aí? São apreciadores de queijo? Equacionam algum dia deixar de o comer?