Cá em casa a tradição é comer bacalhau na noite de Natal. Enquanto vivi com os meus pais, gramei com o bacalhau cozido com batatas e couves cozidas (delícia…). Mas quando comecei a organizar o Natal cá em casa, mudei um bocadinho a tradição. Desde então que na noite de Natal comemos bacalhau com broa. E isto tudo corria muito bem, até aparecerem 3 mini-pessoas cá em casa que vêm, mais uma vez, mudar os nossos hábitos e tradições, mesmo os natalícios. 

Pois então, que duas destas mini-pessoas (o mais pequeno ainda não se pronúncia), dizem não gostar do meu bacalhau com broa (como assim??). E visto que as suas vozes e opiniões são cada vez mais audíveis, resolvi fazer um bacalhau exclusivamente pensado nelas.

Conquistei-as com um puré de batata, cenoura e couve-flor, que cobriu um bacalhau salteado em água. Em água? (perguntam vocês). Em ÁGUA! Não conhecem o water sauté? Explico tudo AQUI. O que as rendeu por completo foi mesmo a decoração. Tão simples como tomate cherry e curgete em forma de azevinho. 

Também precisam de convencer os mais novos aí de casa a admirar o bacalhau no Natal? Então experimentem esta receita! Cá em casa foi elogiada por TOOODOS.

Empadão de bacalhau
Imprimir
INGREDIENTES PARA O PURÉ
  1. 2 batatas (pode usar batatas doces)
  2. 1 cenoura às rodelas
  3. 1 cabeça de couve-flor pequena
  4. sal e noz moscada (opcional)
  5. azeite
  6. INGREDIENTES PARA O BACALHAU
  7. 2 postas de bacalhau cozido e desfiado
  8. 1 cebola laminada em meias-luas
  9. 2 dentes de alho picados
  10. 1 chávena de água (pode ser da cozedura do bacalhau)
  11. 2 colheres de sopa de salsa/coentros picados
  12. 1 ovo batido
  13. tomate cherry/cereja
  14. curgete
PREPARAÇÃO
  1. Colocar as batatas, a cenoura e a couve-flor num tacho e deixar cozer até ficarem macios.
  2. Escorrer a água e desfazer em puré. Temperar a gosto com azeite, noz moscada e sal, se desejar.
  3. Numa frigideira ou tacho, colocar a cebola e o alho.
  4. Quando a cebola começar a estalar (ouve-se uns pequenos estalidos), baixar ligeiramente o calor e ir mexendo. Vai ser preciso mexer regularmente para a cebola não pegar.
  5. Assim que a cebola começar a ficar amarelada e translúcida, juntar colheradas de água. Esta vai evaporar de imediato e vai-se acrescentando mais até ficar alguma no tacho.
  6. Juntar o bacalhau, a salsa/coentros, envolver bem e deixar cozinhar em lume baixo.
  7. Num tabuleiro de ir ao forno, colocar o bacalhau no forno e cobrir com o puré de legumes. Pincelar com o ovo batido e dispor os tomate cereja e as "folhas" de curgete, a gosto, de modo a formar azevinho.
  8. Levar ao forno a 180º por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourado por cima.
Notas
  1. Pode-se colocar os legumes que desejar no puré.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/