Há dias esbarrei com este post e não podia identificar-me mais!! Posto isto, resolvi traduzir para o nosso português e resultou neste “10 verdades sobre ter três filhos“!

1. Tem mais filhos que mãos.

Isto é especialmente problemático se tiver três filhos próximos em idades. Aprende rapidamente a usar joelhos, nariz e dedos dos pés como terceira mão.

Tão verdade!! No meu caso o babywearing salva-me a vida. Para além de carregar o mais novo e ficar com uma mão livre para cada miúda, por vezes uso as pontas dos panos como 3ª mão, que as miúdas pegam.

2. Está em desvantagem numérica.

Excepto se viver uma relação polígama, agora tem mais crianças que adultos em casa. Com o passar dos anos, pergunta-se porque essa matemática não se aproximou de si, antes de receber o terceiro filho.

Esta situação é especialmente problemática, na escolha de programas, se formos por um voto de maioria.

3. O filho mais velho parecia muito mais velho do que o seu filho mais novo com a mesma idade.

Quando seu primeiro filho tinha 4 anos, ele parecia um miúdo crescido. Seu terceiro filho de 4 anos parece ser um bebé. Em cada idade e etapa, expecta-se muito mais dos primeiros filhos, do que dos filhos mais novos, tanto a nível de comportamento como academicamente. (Perdão, primeiros filhos.)

Eu que tenho a mania das comparações, confirmo que é verdade. Há sempre uma certa exigência com o 1º filhos, que depois vai desvanecendo com os seguintes. A dada altura queremos que o 3º ainda seja bebé e desejamos que não faça as coisas que os irmãos precocemente fizeram.

4. O filho do meio recebe o eixo.

É inevitável. Seu primeiro filho recebe o privilégio e orgulho de ser o primeiro a fazer tudo. E o seu terceiro recebe o benefício de “a”, porque eles são os últimos. Essas crianças do meio são génios criativos por algum motivo.

Este não consegui traduzir bem, e quem puder me explique o que é “get the shaft”. Mas é verdade, o filho do meio, tem um carácter especial. No meu caso não sei o que expectar da Tete. Por um lado a Luísa é a mais velha e a primeira a fazer tudo, o Francisco é o mais novo pelo qual desejamos que não cresça tanto. E a Tete que é do meio?

5. Experimenta mais stress que outros pais.

Não, a sério. É ciência. A minha teoria é que você tem muitos filhos para fazer tudo como gostaria de fazer, mas não muitas crianças para que se sinta que as coisas podem simplesmente acontecer. Então está-se em constante estado de sobrecarga, mas continua-se a tentar convencer de que se pode fazer tudo.

É um sentimento paradoxal, sim. Ora são muitos para ir sozinha com eles ao parque, mas não são assim tantos para simplesmente desligar e deixar que destruam a casa. É viver constantemente no limbo, entre o que é razoável e humanamente possível para nós!

6. Precisa mesmo daquela monovolume ou daquela SUV de 7 lugares.

Se alguma vez levar alguém além da sua família a qualquer lugar, agora precisa de mais de cinco lugares no carro. E se tem mais de uma criança numa cadeirinha ao mesmo tempo, precisa mesmo de um carro maior.

Verdade. Nós temos uma monovolume e não sei como sobreviveríamos com um carro mais pequeno. Instalar 3 cadeirinhas nos lugares de trás, duas das quais em RF (rear-facing), mais poder transportar uma ou duas pessoas extra-família, é obra.

7. Percebe que a tarefa de criar filhos, aumenta exponencialmente a cada filho.

Duas crianças, o dobro do trabalho. Três crianças, o quadruplo do trabalho. O mesmo com o barulho. Pergunta-se constantemente perguntas como as pessoas com mais de três filhos ainda sobrevivem

Eu confirmo. O trabalho aumenta de forma exponencial e não linear (momento geek matemático deste blog). Isto porque, para além de criar e educar um terceiro filho, que à partida deveria ser fácil, temos que conseguir gerir as relações desse terceiro filho com os irmãos, um a um, ou em conjunto. Imaginem as combinações de relações possíveis entre 3 crianças, é só fazer as contas! E sim, para mim, pais de mais de 3 filhos, neste momento, são unicórnios. Bless you!

8. Desiste de dormir completamente.

Aquela ideia de dormir a noite toda parece terrivelmente fofa, no momento em que seu terceiro bebé rebola. Claro, bebés dormem durante a noite toda eventualmente. Depois, eles se tornam crianças com maus sonhos. Depois, eles se tornam crianças em idade escolar que ficam assustadas com um trailer de filmes de terror. Depois, eles se tornam adolescentes que sentem a necessidade de ter conversas profundas, de coração a coração, a qualquer hora da noite. Pelo seu terceiro, você sabe que dormir como um pai/mãe alterna entre impressionante e “treta” por anos.

E quando temos os filhos tão juntinhos, que temos de lidar com uma criança em idade escolar, que acorda a meio da noite por perdeu a cama, uma em idade pré-escolar, que acorda porque tem medo do escuro (mas vai direitinha do quarto dela para o meu) e um terceiro de menos de 1 ano, que acorda, porque sim, porque faz parte? Não me posso queixar muito, mas de vez em quando há noites do catano, cá em casa.

9. Pergunta-se constantemente para onde o dinheiro foi.

Começar uma poupança para a universidade para seu primeiro filho faz sentir como um investimento natural e totalmente acessível. O segundo filho fica um pouco esticado. Terceiro filho terá que obter uma bolsa de estudos completa. Com três filhos, as atividades extracurriculares tornam-se um enorme encargo financeiro. A sua de compras esfumaça até que seja tanto quanto sua prestação da casa. Apenas espere até que as três crianças precisem de ortodontia. Por enquanto, férias!

Três filhos requer uma gestão de banca de nível elevado. Apesar de se poupar em muitas coisas de uns filhos para os outros (puericultura, roupas, brinquedos), são mais pessoas em casa a comer, a gastar água, electricidade (sobretudo quando se esquecem das luzes todas acesas). Ter três não é o mesmo que ter nenhum, e começa a ser importante traçar prioridades.

10. Voar em família torna-se um custo proibitivo.

Por falar em finanças e férias, os bilhetes de avião para cinco pessoas são uma piada. Mesmo um vôo barato de US $300 de repente se torna $1500. Que seja roadtrip!

Nunca fizemos voos a 5, mas já fizemos a 4. E sim, quantos mais, maiores os custos. Damos por nós a pensar que uma roadtrip, poderá ser mais económica e mais divertida.

Mais 10 verdades sobre ter 3 filhos