Na lancheira da escola #15
Com a migração do blog, e toda a logística que isso implica, o tempo para colocar novos posts tem sido escasso. Só as lancheiras estão a faltar umas quantas.
Tirei uma pausa na edição de posts antigos, para vos trazer as últimas lancheiras das miúdas de 2015, naquelas semi-semanas das festas.
Segunda-feira
Estas foram as lancheiras da segunda-feira da semana que antecedeu o Natal. Para a T. granola de maçã, com iogurte e tangerina. Para a L. mistura de millet puff com sementes de sésamo e coco, com iogurte e maçã.
Terça-feira
Na terça-feira as miúdas levaram panquecas de arroz em forma de estrela, com pêra e iogurte. Para as panquecas de arroz, usei a receita de crepes de aveia, substituindo os flocos de aveia por flocos de arroz. Congelando a massa em formas, é possível dar estes formatos divertidos às panquecas. Esta será uma das muitas dicas que vou mostrar no primeiro workshop Na Cadeira da Papa.
Quarta-feira
Na quarta-feira um lanche muito comum cá por casa: iogurte, banana e tostas de aveia. Estas tostas têm feito as delícias das minhas miúdas. Tanto em lanches, snacks, ou para andar na mala em saídas, são sempre recebidas com muito entusiasmo por parte delas.
Terça-feira
Eu e a T. passámos o Natal doentes. Uma chatice. A segunda-feira pós-Natal, foi passado em casa ainda em quarentena e a L. por simpatia, quis ficar conosco. Por isso, na segunda-feira não houve lancheira. Na terça-feira os lanches foram estes: tostas de aveia com iogurte, kiwi para a T. e pêra para a L.
Quarta-feira
Na última lancheira do ano e a pedido da L. levaram sumo de laranja natural, com panquecas de aveia.
Tags In
13 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Olá.. Nas panquecas de arroz na falta dos flocos de arroz dá para usar farinha de arroz? Ou não fica tão bem?
Obrigada 🙂
Pode usar sim 🙂 Nunca experimentei, mas o que faço basicamente é pulverizar o floco em pó.
Obrigada
Amanhã já vou experimentar 🙂
Ola boa tarde, na mistura de millet puf com sementes de sésamo e coco, o coco é ralado? Obrigada.
Olá! Sim, é coco ralado.
Obrigada pela sua resposta, sempre disponível. Deixe-me fazer-lhe outra pergunta se não for abusar da sua boa vontade. A minha filhota tem peso a mais, não pela qualidade da comida mas sim por comer em excesso, no entanto estou a retificar isso. Como substitui o açúcar? Obrigada pela ajuda. beijinhos
A primeira tarefa e mais importante é reduzi-lo em tudo o que se usa, ao mínimo, e ir treinando o paladar nesse sentido. Depois de atingido este objectivo, passa a substituir por açúcares mais naturais e integrais, como os da fruta, banana e maçã são ótimos para bolos, panquecas e similares, as tâmaras, são muito doces e quando misturadas em massas não se sente o sabor característico da tâmara. Tem as geleias de arroz, milho, o xarope de acer, o malte de cevada. Tem a rapadura, que é o primeiro açúcar da cana de açúcar (ainda mais integral que o mascavado). O ideal é ter vários destes tipos de adoçantes e ir alternando entre si. As frutas são mesmo ótimas hipóteses de substituição de açúcar em receitas, mas quando isso não é possível, pode recorrer as geleias e xaropes.
Obrigada pelas dicas, vou apetrechar a dispensa com essas substitutos do açúcar comum. Também já vi num outro blogue, que peço desculpa mas não me recordo qual, açúcar de coco, já experimentou? Muito obrigada.
Nunca cozinhei nada com ele, mas já provei. O açúcar de coco é provavelmente o mais caro destes adoçantes alternativos. Nunca calhou comprar.
As quantidades das geleias, xarope e afins quando pedido açúcar numa receita, a quantidade é igual? Obrigada.
Ola LC obrigada pela sua ajuda. A quantidade por exemplo da geleia de arroz ou de milho, do xarope acer, o malte de cevada e a rapadura, quando pedida numa receita é igual à quantidade de açúcar? Muito obrigada mais uma vez.
Olá! Convém ir testando. Cada um desses adoçantes têm grau de doçura diferentes. Por exemplo, o xarope de acer é muito doce em relação à geleia de arroz. É preciso experimentar e ir ajustando ao nosso gosto pessoal, também.
Muito obrigada mesmo.