Mais uma semana e mais 5 lancheiras. O meu objectivo de lancheiras mais variadas, está a ser atingido. Consigo tirar um coelhinho novo da cartola todas as semanas (pelo menos um). Aqui ficam as 5 sugestões que seguiram na lancheira das miúdas esta semana.

Segunda-feira


Começámos a semana com umas panquecas feitas com a receita de waffles sem ovo aqui do blog, com iogurte natural e maçã para a mais velha e pêra para a mais nova.

A maçã é descaroçada (com um descaroçador de maçã) e colocado o caroço de volta para diminuir a oxidação. Assim há maior aproveitamento da maçã!

A pêra foi descascada aos pedaços, conservada com placas de gelo. Para saberem mais sobre conservação de frutas nas lancheiras, podem ler no post “Fruta nas lancheiras da escola” aqui do blog.

Terça-feira

Na terça-feira levaram panquecas de aveia – flocos de aveia, sementes de linhaça e bebida vegetal, apenas – com sumo integral de laranja. Em vez de espremer laranjas para obter sumo, optei por batê-las na liquidificadora com um pouco de água. Se é preferível comerem a laranja inteira? É! Mas para variar um pouco o lanche, uma laranja (ou outras frutas) batida na liquidificadora é uma opção!

Quarta-feira

Os cereais puff são um clássico das lancheiras cá se casa. E elas comem-nos de maneira diferente. Enquanto a Tete mistura o iogurte nos cereais e come, a Luísa prefere comer separado. Nesta quarta-feira, o lanche foi iogurte natural, arroz puff e banana.

Quinta-feira

Quinta-feira é dia de pão, pão artesanal de fermentação lenta da Pão da Mó. O lanche foi pão com fatias de queijo cortados em forma de coração <3 (corto com um cortador de bolachas). Com clementina e iogurte natural.

Sexta-feira

Último dia da semana, e lanchinho foi uma novidade! Crepes de trigo sarraceno. Ando em testes e espero em breve falar deles no blog. São sem glúten, sem lacticínios e sem ovo. Ando a tentar que mais lanches sejam sem glúten. Não que tenha alguma coisa contra o glúten, se forma alguma. Mas sei que muitos seguidores do blog, ou pessoas da sua família, têm sensibilidade não celíaca ao glúten ou mesmo doença celíaca, por isso quero ter o máximo de alternativas para todos os que nos seguem! Para acompanhar um batido de banana e mirtilos. Usei a receita de batido de morango e banana substituindo os morangos por mirtilos.

 

Lancheiras – Disney Store

Caixas verdes com divisórias – IKEA (antigas)

Concha amarela e garrafinhas rosa – Tupperware

GuardarGuardar