Sou uma nulidade em planeamento de refeições, que fique já assente! Já tentei todos os esquemas e métodos, mas falhei sempre. Quem tem filhos vai identificar-se, que é praticamente impossível planear uma ida ao supermercado, ou uma tarde de preparação de refeições e de repente ter que adiar tudo porque um miúdo está com febre e a outra tem que ir à festa de aniversário do amiguinho. Ter filhos é viver na impimprerevisibilidade e no improviso.

Nesta constante de imprevistos, fui desenvolvendo estratégias de como manter a alimentação cá em casa controlada, rica e variada, sem ter que recorrer demasiadas vezes ao improviso (que normalmente são ovos mexidos). Com o tempo fui-me habituando a congelar refeições e ter sempre uma gaveta do congelador preparada para os nossos SOSs.

É esta prática que quero passar a partilhar com vocês. Aqueles pratos que eu faço a mais, para guardar ou congelar e servi-los de duas maneiras diferentes, só para não ter que ouvir “oh não, outra vez arroz!”

Começo com o minestrone que publiquei ontem aqui no blog. Este é a clássica receita que uso para cozinhar em grande quantidade e guardar a base de feijão e legumes. Depois, sirvo com arroz branco, ou integral, quinoa cozida ou cuscus. Ou ainda uso essa base, adicionando mais água, para cozer massa para um minestrone, ou um pouco menos de água para um arroz de feijão e legumes. 

minestrone

Minestrone

feijoada de legumes

Feijoada de legumes

Como fazer?

  • Pegando na receita de minestrone faze-la excluindo a colocação da massa.
  • Com este preparado de feijão e legumes, dividir nas porções que desejar e guardar no frigorífico ou congelar (até 3 meses).

Refeição 1

Aquecer o preparado de feijão e legumes, servindo com um dos seguintes acompanhamentos:

  • arroz cozido
  • quinoa cozida
  • cuscuz cozido

Refeição 2

Aquecer o preparado de feijão e legumes, juntando mais água e juntando um dos seguintes ingredientes na mesma panela:

  • massinhas
  • arroz
  • trigo sarraceno

Em ambas as opções podem adicionar ingredientes extra, para diferenciar ainda mais cada refeição.