O ano lectivo está a terminar e com ele começam os passeios de final de ano. A Luísa tem o dela hoje, a Tete terá em breve. No caso da Luísa, o passeio é complementado com um piquenique à hora de almoço. Os pais foram incentivados a enviar uma refeição apropriada a piquenique, mas que também agradasse a criança. 

Não estive com meias medidas e perguntei directamente à Luísa o que ela queria levar para almoçar. Ao que respondeu que queria uma sanduíche de compota. Estão a ver a cara que acabaram de fazer ao ler isto? A minha ficou igual. Lá tentei dar algumas hipóteses e juntas fomos construindo o “menu”.

As miúdas são muito simples no que respeita às suas refeições. Gostam de olhar para o prato e identificarem todos os alimentos. Não gostam de grandes misturadas e coisas “tapadas” com molhos. Ao fim de alguns minutos de conversa, concluímos em: massinhas, cogumelos salteados, brócolos, ovo mexido, tomatinhos “cherry” e palitos de cenoura crua. As massinhas, cogumelos e brócolos, deixei cozinhados ontem. Hoje só parti a cenoura, os tomatinhos e tratei do ovo. É uma refeição que se come perfeitamente fria, ideal para este tipo de situação. 

piquenique da escola

Para complementar, água para beber e uma maçã de sobremesa. Ultimamente tenho preparado a maçã da Luísa assim: corto o caroço com um descaroçador de maçãs, ms volto a colocar o caroço no sítio, para que a maçã não oxide naquele local. Na hora de comer a Luísa tira o caroço e come a restante maçã. Temos concluído as duas que ela come muito mais da maçã assim. 

Uma das sugestões que dei à Luísa, que ela não quis, mas que eu acho ser perfeita para um almoço piquenique são as frittatas

Caso se perguntem, a lancheira é da Mustela, ganhámos juntamente com a compra de alguns produtos. É térmica e muito espaçosa. Foi perfeita para este almoço da Luísa. 

piquenique da escola