quequesavelacacau07

Nesta semana que começa, tirei alguns minutos para vos falar duma experiência que tenho vivido com a L. Como expliquei num post anterior, a L. mudou de escola e nesta nova escola o lanche é fornecido. Podemos sempre levar o lanche de casa, que para mim seria a solução ideal. Mas resolvi aproveitar o sistema da escola, para um momento educativo da L. 

Na escola nova da L. o lanche varia entre: pão com manteiga ou pão com compota, sendo às segundas, quartas e sextas pão normal e às terças e quintas pão de leite; e leite achocolatado, sumo, iogurte de aroma ou leite branco para acompanhar.  Têm sempre como alternativa pão de sementes sem nada, que pode ser comido assim, ou complementado com manteiga ou compota. Para além disso, é deixado ao critério da criança escolher o que quer comer (é uma escola que incentiva muito a autonomia dos alunos). 

Perante este cenário o meu instinto foi preparar a lancheira diariamente, como fazia para a escola antiga. Mas depois, vi aqui uma excelente oportunidade para educar a L. nas suas escolhas alimentares. Não vou poder controlar o que ela come para sempre e preciso de lhe dar ferramentas, para que ela faça boas escolhas, quando tiver de o fazer sozinha. 

A primeira semana, deixei ao critério da L. escolher o que queria comer de livre vontade. O resultado foi o esperado: entre leite achocolatado e sumo, em nenhum dia escolheu uma das outras coisas. Expliquei que apesar de o leite achocolatado e o sumo serem mais apetitosos, que ela deveria alternar as suas escolhas. Combinámos que iríamos tentar pedir todos os dias iogurte e apenas num dos dias leite achocolatado ou sumo. Ela concordou.

Na segunda semana pediu uma vez iogurte e nos restantes dias leite achocolatado e sumo. Mais um pouco de conversa, explicar porque uma coisa é melhor que outra, falei da importância das nossas escolhas para o nosso bem estar, etc, etc, etc.

Bom, não foi um percurso fácil, nem rápido, levou tempo, muita explicação, mas no final destes 3 meses de escola, estamos num ponto satisfatório. A L. pede sempre iogurte ao lanche, alguns dias pede pão de sementes sem nada, ou com um pouco de manteiga. Há semanas que não pede nem sumo nem leite achocolatado nenhum dia! Outras que me faz o relatório:

“- mãe, hoje pedi leite achocolatado. Mas ainda não tinha bebido esta semana e amanhã peço iogurte, está bem?” <3

Esta também foi uma oportunidade para mim, para confrontar a nova escola com as minhas ideias sobre como melhorar os lanches. Já deixei a sugestão de ter uma cesta de frutas para que as crianças possam comer em complemento ao lanche. Sei que a L. iria comer várias vezes, senão todos os dias. É a primeira coisa que me pede como snack, quando chegamos a casa.

Este período está a terminar, e ainda não sei como farei a partir de Janeiro. A escola dar lanche é uma grande ajuda, sobretudo para quem vai passar a ter 3 filhos para cuidar. Apesar de não ser o meu ideal de lanches, não são péssimos. E são uma pequena parte das suas refeições diárias, que por norma são bem mais saudáveis. Mas a verdade, é que quem prepara uma lancheira, prepara duas também…

O que acham?