Como devem deduzir, escrevo os posts no blog depois de confeccionar a receita e sobretudo, provar. Por isso, antes de qualquer coisa que vá escrever a seguir… OH MEU DEUS, ESTES SCONES DE CENOURA SÃO TÃO BONS!

Scones de cenoura

Depois do redondo falhanço do bolo de ontem, quase nem dormi em voltas na cama de como me redimir de tal catástrofe – até me valeu um “sabes que não gosto de coisas muito doces, mas neste bolo exageraste um bocado” do pai das miúdas. Por isso recorri à Kayla e a sua adorável pequena lancheira, para inspiração e ajuda. 

Esbarrei com uns scones de cenoura, que sabia que tinha de experimentar. Ainda por cima a L. hoje acordou com vontade de cozinhar e pediu-me logo para fazermos “bolachas”. Vamos a isso. Primeiro, adaptar a receita para a pequena T. também poder comer. Tirei tudo o que eram ingredientes que não conhecia. Deixei a farinha, a cenoura… e mais nada! Juntei maçã, para dar humidade aos scones, óleo de girassol, para substituir a manteiga, e sumo de uma laranja para adoçar e substituir o leite. Aqui a laranja pode ser controversa, e por fiz a chamada de atenção no título. A nossa pediatra não colocou qualquer restrição à laranja, até disse para usar um bocadinho de sumo na banana esmagada. Consultei algumas amigas, que também não tiveram essa restrição. Na dúvida, consultei a Acta Pediátrica Portuguesa referente a alimentação, que também não menciona a laranja como um fruto a evitar no primeiro ano de vida. Por isso, em caso de dúvida siga a recomendação do profissional de saúde assistente. Se não quiserem usar sumo de laranja, podem substituir por água, mas aviso que poderá ter falta de sabor. No entanto, estamos a falar de sumo de uma laranja dividida por 12 scones, não é assim uma dose considerável.

Tem me sido muito pedido para colocar as receitas em formato robot de cozinha, sobretudo depois de descobrirem que também eu tenho uma liquidificadora-que-aquece-bate-e-pica (não vou desistir do nome). Por isso vou fazer um esforço extra para escrever as receitas nos dois formatos e agradar a gregos e troianos. Para que conste, estes scones fiz no robot de cozinha, pois a L. queria ajudar, e achei que seria mais fácil para as duas.

Fazendo scones de cenoura na bimby

Ingredientes para fazer scones de cenoura

scones3

Scones de cenoura [desde os 6 meses]
Serve 12
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 cenoura
  2. 1 maçã
  3. 1 1/2 chávenas de farinha com fermento (270gr)
  4. 1/2 chávena de óleo mal cheia (60gr)
  5. sumo de 1 laranja
Instruções
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Ralar a cenoura e reservar.
  3. Ralar a maçã e juntar a farinha e o óleo, amassando com as mãos até a farinha ficar em grumos grossos, ou batendo com a batedeira devagar (para não espalhar a farinha).
  4. Juntar a cenoura ralada e o sumo de laranja, e bater até obter uma massa homógenea.
  5. Numa forma de ir ao forno, polvilhar com um pouco de farinha, e formar montinhos de massa com uma colher.
  6. Colocar no forno e deixar cozinhar por 20 minutos.
Instruções para robot de cozinha
  1. Pré-aquecer o forno a 180º.
  2. Picar a cenoura 5seg/vel5. Reservar.
  3. Sem lavar o copo, picar a maçã 5seg/vel5.
  4. Juntar a farinha e o óleo e deixar mexer 20seg./vel.6.
  5. Juntar a cenoura ralada e o sumo de laranja e misturar por 20seg./vel.6.
  6. Numa forma de ir ao forno, polvilhar com um pouco de farinha, e formar montinhos de massa com uma colher.
  7. Colocar no forno e deixar cozinhar por 20 minutos.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/

scones5

scones6

scones7

scones8

scones9

Scones de cenoura

Toda a gente provou, incluindo o pai, que teceu elogios e nem notou a falta de açúcar. Disse que estavam perfeitos para ele, super fofos e húmidos ao mesmo tempo “melhores que o costume!”, disse-me ele. 

Eu estive a controlar-me para não comer o prato todo, até me pus a escrever a receita aqui no blog, vejam lá. 

scones12

A T. … é melhor não dizer nada, certo? Já sabem como é.