Já passaram 2 semanas desde que delineei as minhas 4 resoluções para setembro. Várias pessoas disseram que me iriam acompanhar nesta tarefa e estou curiosa para saber como estará a correr. Deste lado, o progresso é lento, mas feito com passos sólidos e conscientes. 

Planeamento de refeições

Está a correr muito bem! Estou a conseguir cumprir os meus planos de jantar e lanches das miúdas! Quero variar ao máximo os jantares e lanches. Sinto que estava a cair sempre no mesmo registo, que no caso do jantar era o mais crítico. Por fazer opções mais rápidas de cozinhar, acabávamos por comer sempre arroz e massa. Agora com o planeamento, preparo outros ingredientes atempadamente, como millet, leguminosas, quinoa, trigo sarraceno. 

Gastar menos plástico de uso único

Esta é talvez a resolução mais “atrasada”. Consegui que as miúdas deixassem de usar palhinhas de plástico. Expliquei-lhes que não são recicláveis (descobri há pouco tempo). E se não são recicláveis, ficam na terra a poluir e a ocupar espaço (o filme Wall-E é ótimo para sensibilizar os miúdos para este facto). Estão prometidas umas palhinhas metálicas que ando a pensar comprar.

Continuamos com o gasto de copinhos de iogurte. Ainda não encontrei a solução perfeita para este assunto. Encontrei recentemente uns copinhos de tamanho perfeito!! Mas eram de pudim. Ou seja, o fundo era amovível, o que me fez imaginar cenários de catástrofe na escola com estes copos. Copos de vidro estão fora de questão, por se partirem e ser perigoso junto de um grupo de miúdos, por isso, continuamos na saga dos potinhos para iogurte.

Quanto a garrafa, comprei duas garrafas de plástico para os batidos e águas. Têm a capacidade de 300ml que é perfeita para as miúdas. 

Eliminar por dia um objecto que não preciso

A cumprir, com imenso sucesso. Ainda estou limitada ao meu guarda-roupa (e quem diria que tinha tanto para destralhar). Comecei pelo que é mais fácil e deixei bem claro na minha cabeça: se não uso há mais de 1 ano, está na hora de sair. E assim já acumulei 18 peças de roupa que não uso. No dia 30 vou doar aquele saco de roupa, e espero que o sentimento de desconexão seja fácil de lidar. Este processo está a transformar-me completamente e já consigo desligar-me de outras coisas com maior facilidade.

Perder 2 kilos e fazer exercício

Bom, esta era até ao final do ano, mas 1kg já foi, exercício é que nem por isso. Não fiz nada de especial, juro. Mantenho a minha alimentação normalmente, sem qualquer privação. Acho que o arranque do ano lectivo das miúdas fez com que me mexesse mais, de um lado para o outro, a tratar de tudo (as escadas da escola também ajudaram, vou confessar).

Exercício, é que não está fácil. Falta força de vontade, confesso! Até ao final deste mês, tenho de começar qualquer coisa!!

 

E por aí? Como está a correr?