Voltámos das nossas férias e que bem que souberam! Sol, praia, mar, piscina, muita brincadeira, poucas preocupações, foram perfeitas.

Se seguem o Na Cadeira da Papa nas redes sociais, devem ter reparado que este ano, ao contrário de anos anteriores, não publiquei nada das nossas férias. Nada mesmo. Posso vos dizer que até tenho poucas fotos destas férias.  Não fui para nenhum sítio sem internet, nem me esqueci da máquina fotográfica ou telemóvel. Foi uma opção que fiz.

Normalmente passo as férias de máquina fotográfica em punho, a registar todos os momentos dos miúdos, todos os sorrisos e gargalhadas, toda a diversão e experiências. Mas concluí algo que me aterrou: vivo tudo isto através de um ecrã. Existe sempre o ecrã do telemóvel ou da máquina fotográfica entre mim e eles. É uma forma muito distante de viver estas experiências únicas nas vidas deles. Comecei a pensar que as memórias deles das férias, seriam da mãe tapada por um qualquer apetrecho a registar não se sabe bem o quê. Este ano resolvi que seria diferente e “destapei” a minha cara. 

Houve muitos momentos em que senti pena de não ter uma máquina ou telemóvel para registar aquele episódio. Mas rapidamente se dissipava pela oportunidade de estar lá, de agarra-los nos meus braços e olha-los nos olhos no meio das suas gargalhadas. 

Foi perfeito! E vou voltar a fazê-lo, sem dúvida. Eliminar o que é acessório e viver o que é essencial em pleno. 

Como é com vocês? Partilhem comigo as vossas experiências. Ou atrevam-se a fazer umas férias sem telemóvel e máquina fotográfica e digam-me como se sentiram. 🙂