Confesso que não sou grande entusiasta do Carnaval. Nem em miúda gostava assim muito, não sei bem porquê. Só comecei a achar mais piada depois da Tete nascer. Isso, depois da minha segunda filha nascer. E porquê? Porque descobri o potencial criativo que é fazer máscaras a combinar!!

Relembrando um pouco, a Luísa mascarou-se de Minnie no seu primeiro Carnaval, tinha 2 anos – no Carnaval anterior tinha estado doente e no anterior a esse era recém-nascida. No ano seguinte, Tivemos uma Doutora Brinquedos e a sua Lãzinha, a seguir um Lobo Mau e um Capuchinho Vermelho e o ano passado duas sevilhanas. De relembrar que o ano passado o irmão tinha apenas um mês de vida e não deu para criar muito mais. Também os fatos tinham sido oferecidos como souvenir de uma viagem. 

Sempre lhes sugeri os temas para os fatos, mas foram sempre elas que escolheram as personagens. Este Carnaval, olhei para o meu trio maravilha e imaginei logo um set de máscaras do Star Wars. Não podia ser mais fácil encontrar fatos ou ajustar. Elas não conhecem a saga, mas andam muito entusiasmadas com as personagens devido à campanha de uma grande cadeia de hipermercados. Estava tudo orientado: o Francisco um pequeno Yoda, a Teresa uma princesa Leia e até convenci a Luísa a ser o Darth Vader! Estava totalmente rendida à ideia de ter um sabre de luz e a sua própria música de entrada. Quando a escola emitiu o comunicado em que pedia aos pais para não enviar pistolas e espadas para escola no Carnaval, tive que informar a Luísa, que se recusou a ser um Darth Vader sem um sabre de luz vermelho. 

Pois então, de volta à estaca zero, a menos de 2 semanas do dia D (ou C, neste caso). Perguntei do que se queriam mascarar, pois eu estava sem ideias! A Luísa saiu com um “eu quero mascarar-me de maçã!” Primeiro achei que era brincadeira, mas ela continuou a insistir que queria ser uma maçã. Até na reunião da escola a professora mostrou-nos um desenho da Luísa em que dizia que ela iria ser uma maçã no Carnaval, com desenho da fatitota e tudo. Sugerimos imensas frutas para a Teresa escolher e em cada sugestão eu tremia só de pensar como iria fazer. Ao fim de alguns dias, a Teresa anunciou que queria ser a lagarta da maçã! (oh mens…)

Mãos à obra, toca a fazer uma maçã e a sua lagarta. Ao longo dos dias a Luísa perguntava-me se seria a única maçã da escola, ou se haveria mais meninos mascarados de maçã. Ela queria ser a única maçã da escola! Do alto da minha sapiência,  acreditei que nenhuma criança com idade entre os 3 e os 10 anos iria pedir aos pais para se mascarar de maçã… só a minha miúda, mesmo. 

E hoje foi o dia! Pusemos as fatiotas e lá fomos para a escola. E sim, a Luísa foi a única maçã da escola! “Viste, mãe? Viste? Mais ninguém se mascarou de maçã!! Só mesmo eu!!” Eu nunca duvidei por um instante que assim seria. Estavam as duas felizes e radiantes com os seus fatos personalizados. 

E antes que me perguntem onde comprei as fatiotas, foram mesmo feitas por mim! 😀