Podia ser o nome de uma série (aliás, não é?), mas hoje venho vos falar da relação entre os meus três miúdos. A cada dia que passa é algo que me enche de orgulho, aquilo que estão a construir juntos. Os gestos que têm uns com os outros, a empatia, a tolerância e a paciência (na maioria do tempo).

Mesmo sendo filha única, conheci vários irmãos e vários tipos de relações. Conheci aqueles que se adoram daqui até à lua, e aqueles que não se podiam ver pintados. Quando decidimos dar irmãos à Luísa, foi algo que sempre me preocupou… como se educam irmãos? 

Sonhava que fossem todos amiguinhos uns dos outros, que fossem os melhores amigos para sempre. Digo isso muitas vezes às mais velhas, que os irmãos são amigos para a vida e que têm muita sorte em ter-se uns aos outros. 

Se há arrufos? Claro que sim, há. Aliás, quem são os amigos que não discutem e zangam? 

Todos os dias tenho provas de que estamos a conseguir fazer um bom trabalho com eles e entre eles. Mas ontem um gesto da Luísa emocionou-me. Ela foi ao mercado numa visita da escola. Levou 2€ para comprar o que quisesse. Quando a fui buscar perguntei o que tinha comprado, ao que respondeu: romãs. Romãs? Fiquei intrigada, ela não gosta de romãs. Questionei porque tinha comprado romãs, ao que respondeu que as tinha comprado para o irmão (que é completamente obcecado por romãs). Soube que os amigos compraram de tudo um pouco: maçãs, bananas, morangos, tudo coisas que a Luísa adora e tinha disponível para escolher. Mas não escolheu. Comprou duas romãs para dar ao irmão.

Hoje ao deixa-la na escola contei o episódio à professora (não fosse ela pensar que a Luísa adora romãs). Nisto mostra-me as fotos do passeio e diz que agora percebe a expressão carinhosa e o cuidado que tinha ao transportar as romãs. Foi simplesmente delicioso de ver.

Como a Luísa nutre tanto carinho pelo Francisco, que com 1 ano, pouco mais que destruir brincadeiras e puxar cabelos lhe faz? E como cada um está sempre no pensamento do outro, quando não estão juntos?

Não há nada que preencha mais o coração de mãe <3