Confesso que o meu objectivo era mesmo fazer ovos de chocolate. Consegui! Mas queria fazê-los com chocolate por fora e chocolate branco por dentro. Esta segunda parte é que ainda não está aprimorada (mas estará). No meio das minhas tentativas e experiências, houve uma mistura que surpreendeu e assim nasceram estes bombons de amêndoa!

Pois é, quem tem acompanhado o blog, sabe que fiz recentemente manteiga de amêndoa, tendo em vista estas experiências. A mistura de chocolate e manteiga de amêndoa é simplesmente divinal, deliciosa e com uma textura fudge. E assim surgiu a ideia de transformar esta mistura em bombons.

Para o chocolate uso um chocolate específico da marca Vivani, com ingredientes de origem biológica, que se vende em supermercados biológicos e hipermercados. É um chocolate com 70% de cacau (pasta de cacau), manteiga de cacau e adoçado com açúcar de cana integral. Dentro do chocolate de culinária, para mim, é o melhor! Em primeiro lugar porque o açúcar não é principal ingrediente (o primeiro da lista) e apesar de conter açúcar, é de uma fonte integral e não refinado. Para fazer algumas gordices de vez em quando, é o que recomendo.

Bombons de amêndoa

Bombons de amêndoa

A manteiga de amêndoa usei a que fiz há dias cá em casa, mas podem utilizar de compra. A amêndoa combina bem com a época! Ou podem mesmo usar manteigas de outros frutos secos: amendoim, caju, castanha… Podem criar as mais diversas variantes destes bombons de amêndoa. 

Bombons de amêndoa

O processo foi extremamente simples. Comecei por derreter 3/4 do chocolate em banho-maria e juntei o restante 1/4 juntei às lascas no final para temperar (vai dar um aspecto mais brilhante aos bombons).

Bombons de amêndoa

Juntei a manteiga de amêndoa e adocei com xarope de ácer (podem usar outro tipo de adoçantes a gosto). Adoçar é facultativo, se gostarem do sabor do chocolate como é. Mas como estávamos a fazer bombons para a família, tornei os bombons mais docinhos.

Bombons de amêndoa

Por moldar os bombons, usei formas específicas, mas podem usar cuvetes de gelo, ou ainda espalhar num tabuleiro e cortar aos cubos depois de frio. Coloquei um pouco da pasta de chocolate com amêndoa no fundo, uma amêndoa no meio e cobri com mais pasta. Contei com a ajuda das mãozinhas da Tete no processo.

Bombons de amêndoa

Bombons de amêndoa

Bombons de amêndoa

(com muita lambarice pelo meio)

Levei ao frigorífico por uma hora, e tínhamos bombons prontos a comer!

Bombons de amêndoa

Elas adoraram estes bombons e numa época que eles são bombardeados por todos os lados com amêndoas e bombons de chocolate, uma alternativa menos má, que agrada pequenos e graúdos, é de ter em casa!

Bombons de amêndoa
Imprimir
INGREDIENTES (PARA 20 BOMBONS)
  1. 100grs de chocolate de culinária (de preferência à base de pasta de cacau e com adoçantes integrais)
  2. 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa
  3. 1 colher de sopa de xarope de ácer ou outro adoçante natural e integral (opcional)
  4. 10 amêndoas cruas cortadas em metades
PREPARAÇÃO
  1. Começar por preparar o banho-maria para derreter o chocolate. Colocar 75grs (3/4) do chocolate a derreter. Assim que estiver derretido, juntar já fora do banho-maria os restantes 25grs (1/4) de chocolate e deixar derreter com o calor residual do chocolate fundido.
  2. Juntas a manteiga de amêndoa e o adoçante e envolver bem. Vai resultar numa pasta espessa.
  3. Encher metade de forminhas de bombons, colocar a meia amêndoa e preenches a forma.
  4. Bater algumas vezes o molde dos bombons, para os bombons ficarem bem preenchidos e retirar o excesso com uma faca.
  5. Levar ao frio por pelo menos 2h, até ficarem firmes. Desenformar e desfrutar!
Notas
  1. Se não tiver moldes para bombons, pode-se espalhar a pasta num tabuleiro, refrigerar, e cortar cubinhos quando a pasta estiver firme.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/