barriga

Quem nunca ouviu histórias sobre barriga de grávida? Se é grande é por isto, se é pequena é por aquilo, mais redonda é menina, mais bicuda é menino… 

Eu já ouvi… as suficientes a multiplicar por TRÊS! E vêm de todo o lado, conhecidos e desconhecidos, todos têm algo a dizer sobre a barriga de grávida. Já são tantas histórias e teorias, que merecem ser reunidas num post.

 

Tem a certeza?

Numa das gravidezes das minhas filhas, não sei precisar qual, fui abordada por uma estranha que me elogiava a barriga. “Que barriga tão bonita”, “está muito elegante”, “que barriguinha perfeitinha”. Terminou com um “é um menino, não é?”, ao que respondi que não, que era uma menina e levei com um “tem a certeza?” Ora, a obstetra pode estar errada, sim… mas estar a obstetra e a médica responsável pelas ecografias erradas, qual a probabilidade? Não convencida, a senhora remata com um “veja lá isso, porque a sua barriga é mesmo de rapaz”. Claro, para que servem as ecografias, se podíamos adivinhar o género do bebé pelo formato da barriga?

Está muito redonda!

A meio da gravidez do baby-boy, alguém percebe que estou grávida (as minhas barrigas só se revelam lá para os 5 meses).

– ah, nem se percebia que estava grávida!! Já sabe o sexo?

– já sim, é…

– deixe-me adivinhar, é uma menina, só pode!

– hm, não, é um menino.

– ah, não pode ser, com uma barriga tão pequenina e redondinha, é de menina! Os meninos fazem barrigas grandes e empinadas.

– posso assegurar-lhe que é um menino, até a minha filha de 4 anos conseguiu perceber através da ecografia. 

Pelas suas ancas…

Recentemente, numa ida ao supermercado, uma das senhoras do atendimento meteu-se comigo e com a minha barriga. No meio da conversa sai-se com um “é uma menina, não é?”, ao que respondo que não, que é um menino. Sou confrontada com a observação do “ninguém diria, tem anca larga, de menina. As meninas fazem as mães ficarem com as ancas mais largas”. Ora, esta é nova, desconhecia.

Expliquei que já tinha duas meninas e que as minhas ancas estavam exactamente iguais em todas as gravidezes. “Ah, é por isso… as meninas já lhe deixaram as ancas assim. Olhe para mim, também tive uma menina e as minhas ancas alargaram e não voltaram ao sítio”, dizia-me a senhora enquanto me exibia o seu corpo roliço. Eu não diria que seria por ter filhas meninas, mas se insiste… No meu caso, posso garantir que as minhas ancas estão bastante semelhantes ao seu tamanho pré-gravidezes. 

No final da conversa acabamos com um “mas ainda falta, não falta?”, digo eu “um mês”… “mas está tão estreitinha para tanto tempo!”. Em que ficamos afinal? Tenho anca larga ou estou estreitinha?

Ah pois, tem a barriga empinada.

Há dias, numa visita a um laboratório de análises clínicas, a enfermeira faz conversa comigo, enquanto enfia uma agulha no meu braço e chafurda a minha veia a seu belo prazer. Inevitavelmente a senhora resolve entrar no mundo das apostas do género do bebé. “é uma menina, não é?”, ao que respondo que não, que é um menino. “Ah pois, os meninos fazem barrigas mais empinadas, não é?”. Ora, eu estou sentada num cadeirão, com o braço esticado e uma agulha espetada, a última coisa que consigo perceber é se a minha barriga está empinada ou não. Mas devo elogiar a proeza da senhora enfermeira em conseguir ter essa percepção.

 

E sobre a nossa cara?

Tem mesmo cara de menino!

Numa das minhas primeiras gravidezes

– ah, está uma grávida tão bonita, só pode ser de um menino.

– não, é uma menina.

– ah, ninguém diria. Sabe, as meninas fazem as mamãs feias, roubam a beleza, já diz a sabedoria popular!

(nem com a cara me livro)

 

 

Portanto, minhas queridas pessoas, não, não é possível adivinhar o género do bebé pelo tamanho, feitio ou localização da barriga, muito menos pela cara, borbulhas e feitio do nariz da grávida. Dito por quem já esteve grávida de meninas e meninos e estou sempre igual!!

barriga02

*finalmente fotos da barriga do baby-boy, pela querida i heart you | photography