açordatamboril3

Recebo muitos mails e mensagens (já vos disse que adoro receber e responder aos vossos mails e mensagens?) a perguntarem como fiz a transição dos purés de legumes e purés de legumes com carne, para comida mais sólida. Expliquei um bocadinho desse processo aqui, mas acredito que passe despercebido a alguns leitores. 

Depois dos purés de legumes e dos purés de legumes com carne, que iniciámos aos 6 meses, a pediatra falou nas açordas e farinhas-de-pau, a começar por volta dos 7 meses. No início fiz tudo passadinho como se fosse a sopa, mas pela consistência da açorda e da farinha-de-pau (um pouco mais “gelatinosa”) as miúdas começaram a ter outro tipo de movimentos com a boca. Parece, e não tenho provas científicas quanto a isto, que aquelas comidas as faziam mastigar. Foi igual com as duas, nenhuma delas mastigava antes de iniciar a açorda e a farinha-de-pau. Gradualmente fui deixando de passar, comecei só a esmagar e um mês depois já me aventurava com arroz e massinhas, muito cozidas, e frutas aos cubinhos bem molinhas (manga, papaia, pêra madura, banana). 

Sei que as açordas são conhecidas por serem de peixe ou de marisco, ou simplesmente com ovo. Mas eu fazia com carne, até porque só introduzi o peixe um pouco depois (não gosto de introduzir muitas coisas ao mesmo tempo). Também, no início, fazia pão sem sal especificamente para as açordas das meninas (congelava em porções), enquanto faziam dias alternados de açorda e farinha-de-pau. Quando passei a dar arroz e massinha também, e a açorda passou a ter menos frequência, usava meio pão dos nossos. Sei que contém sal, mas acontecia uma vez por semana, às vezes nem isso. 

Assim, deixo-vos a receita de uma das primeiras comidinhas que fiz para as meninas, quando completaram 7 meses. Ainda hoje faço para a T. e ainda hoje ela adora! Também podem ver a farinha-de-pau com carne que fiz mesmo no início do blog.

acordafrango

acordafrango02

acordafrango03

acordafrango04

acordafrango05

acordafrango06

Açorda de frango [desde os 7 meses]
Serve 3
Imprimir
Ingredientes
  1. 1 curgete
  2. 1 chávena de abóbora aos cubos
  3. 1 alho-francês pequenino
  4. 4-5 folhas de couve coração (picadas)
  5. 80-90gr de frango (ou a quantidade que o profissional de saúde assistente recomendar)
  6. água q.b.
  7. 30-40gr de pão de trigo (de preferência sem sal) - mais ou menos meia carcaça
  8. 1 colher de chá de azeite virgem-extra
INSTRUÇÕES
  1. Cozer os legumes aos pedaços com a carne por 20-25 minutos, com água a cobrir os legumes.
  2. Divide-se em 3 ou 4 porções, deixando uma a ferver e reservando as restantes.
  3. Juntar o pão aos pedaços e deixar o pão ensopar bem o caldo, até a côdea ficar completamente mole.
  4. Juntar o azeite, envolver e servir.
INSTRUÇÕES PARA ROBOT DE COZINHA
  1. No copo, colocar os legumes aos pedaços com a carne e água até cobrir.
  2. Programar 20-25min/100º/vel. inversa.
  3. Dividir o caldo por 3 ou 4 doses e deixar uma no copo.
  4. Juntar o pão aos pedaços e deixar o pão ensopar bem o caldo, até a côdea ficar completamente mole 3min/vel2.
  5. Juntar o azeite, envolver e servir.
Notas
  1. No caso de bebés muito pequeninos, passar com a varinha-mágica ou triturar no robot de cozinha, progressivamente 1min/vel3/5/7, até obter uma papa. Para bebés mais crescidos, basta desfazer parcialmente os legumes, ou esmagar com a colher de pau.
Na Cadeira da Papa https://www.nacadeiradapapa.com/