Hoje a rubrica “Na despensa” saiu da despensa e passou pelo meu armário da cozinha. Apesar de não ser um alimento, é um utensílio de cozinha que uso muito e que vêem regularmente nas fotografias das receitas: medidas em chávenas.

medidas em chávenas

Pessoalmente, sou fã das medidas em chávenas, pois ajudam-me a perceber mais facilmente a relação entre ingredientes de uma receita numa unidade só! Quantas chávenas de líquido para quantas chávenas de sólidos, em vez de mililitros para miligramas e colheres de sopa e de chá à mistura. Sinto que a receita toda em chávenas é muito mais clara de compreender. Mas também entendo quem está habituado aos gramas e litros, e quando vêem as receitas em chávenas torcem o nariz. Confiem em mim, é uma questão de hábito e quando começarem a usar chávenas não vão querer outra coisa. 

Comecei a usar as “chávenas” ainda andava na universidade. A minha casa tinha o essencial e balança ainda não fazia parte desse essencial. 

A “chávena” ou “cup” é uma medida universal e não está dependente das chávenas que cada um tem em casa. Se bem que tendo uma receita totalmente em chávenas pode ajudar, a quem não tem medidores específicos, a conseguir realiza-la sem erros (o mesmo não acontece para uma receita em gramas para quem não tem balança). Uma “chávena” são 250ml. Nem mais, nem menos. 

cup04

1/2 chávena são 125ml, 1/3 de chávena são 80ml, 1/4 de chávena são 60ml e 1/8 de chávena são 30ml, que corresponde a 2 colheres de sopa (15ml). 

cup05

Não uso muito os meus medidores no dia a dia. Uso uma taça que medi previamente e tem exactamente a dimensão de uma chávena (250ml). Fica a dica para quem não tem medidores, poder improvisar em casa.

cup06

Podem ainda usar a medida de um copo de iogurte convencional (120gr-125gr) para improvisar um medidor. Um copo de iogurte corresponde, mais ou menos, a 1/2 chávena.

cup02

Como sei que a chávena de leite/café é mais que comum nas casas portuguesas, resolvi medir a capacidade de uma, que humildemente confesso que não sabia.

cup01

Uma chávena “das nossas” corresponde aproximadamente a 1 chávena e 1/2 (375ml). 

Para quem quiser, deixo uma tabela de conversão de chávenas para gramas (aproximadamente) dos ingredientes mais utilizados.

1 chávena de farinha – 130gr (farinha integral é um pouco menos)

1 chávena de amêndoa (frutos secos nos geral) ralada – 115gr

1 chávena de coco ralado – 100gr

1 chávena de flocos de aveia – 85gr

1 chávena de adoçantes em xarope (geleias e mel) – 340gr