Captura de ecrã 2016-01-3, às 14.24.11

O primeiro post do ano é dedicado à nova “casa” do blogue. Pois é, o blogspot já não me enchia as medidas. Torná-lo simples para navegar e pesquisar receitas estava a tornar-se complicado de gerir (eu própria me perdia nele). Felizmente, este mundo dos blogues apresentou-me pessoas fantásticas que me ajudaram a clarificar o que deveria fazer para melhorar a performance do blogue. Por isso, aqui vai o meu muito obrigada à V. (ela sabe quem é :)) e ao pai das minhas miúdas, que tem sido uma ajuda fundamental!

Percebi há mais ou menos um mês, que o blogspot, ou blogger, não é a melhor plataforma para blogs de comida (os food blogs). Talvez para um blogue tipo diário, em que os conteúdos não são constantemente re-visitados. Mas para um blogue de receitas, como o Na Cadeira da Papa, é importante conseguir navegar e pesquisar as receitas com facilidade e fluidez. Por isso, migrei todo o conteúdo (todo mesmo, comentários e tudo) para o WordPress.org, que me dá muito mais liberdade para moldar o blog a estas necessidades. 

Desde esse dia até hoje, tenho vindo a inteirar-me desta nova plataforma, a transferir os conteúdos e a edita-los, e a melhorar a apresentação. Há muitas coisas novas que vos vou mostrar agora.

Captura de ecrã 2016-01-4, às 10.44.15

Começando pela página principal, que figurará os últimos posts, com um pequeno excerto do texto. Assim, podem visualizar 6-7 posts de cada vez e escolher aquele que querem ler na integral. Também, vai passar a ser possível visualizar os vídeos do canal no post correspondente nesta homepage, antes de o abrir.

Captura de ecrã 2016-01-4, às 10.47.12

Vai ser possível pesquisar por posts de duas formas: ou pelo menu lateral,  que se divide em 3 categorias (lancheiras, receitas e artigos) e que se subdividem em mais categorias (receitas de pequeno-almoço e lanche, receitas de carne, receitas de peixe, etc, artigos sobre alimentação, artigos sobre educação e cozinha, etc.); ou através da barra de pesquisa, onde podem colocar o nome de uma receita, ou um tipo de receita (ex: panquecas), ou mesmo um ingrediente e poderão visualizar todas a receitas do blog com esse ingrediente. 

Captura de ecrã 2016-01-4, às 10.51.22 Captura de ecrã 2016-01-4, às 10.51.34

Por último, a ficha de receitas. Este novo blogue permite organizar as receitas numa ficha, que pode ser guardada ou impressa (o “guardar” funciona para registos do site yumprint.com). Neste momento estou a actualizar todas as receitas, para que tenham versão com e sem robot de cozinha. 

Espero que gostem deste novo espaço, pois foi criado com muito carinho e trabalho, como todo o blog o tem sido até hoje.