Pretzel Bites [desde os 6 meses]
Não se preocupem, a receita não rende só isto! Acontece que acabámos esta iguaria já tarde e esperei pela manhã seguinte para registar… e olhem, foi o suficiente, já tinha ido meio frasco.
Vamos ao que interessa. Já tinha visto estes pretzels há muito tempo e desde então que os queria fazer. Vi-os na página Super Healthy Kids e achei que eram um ótimo snack para ter em casa quando regressassem da escola, ou mesmo, acompanhado com frutas e iogurte ou leite, num lanche para variar do pão.
Aproveitei o domingo, em que estávamos as três sozinhas em casa e elas ainda em “ressaca” do aniversário de sábado (quem diria que 3 horas de insuláveis deixavam a pequenada assim). Não queriam sair, nem fazer nada de especial. A L. então só queria ver “episódios” (entenda-se televisão), a T. estava esparramada no seu mini-sofá, nem mexia um dedo. A única coisa que eu sabia que as iria fazer arrebitar daquela moleza, era a palavra “bolinhos”. Mega sim da L., a T. ainda não diz “sim”, mas começa aos pulinhos toda contente (vou assumir que é um sim, também).
Preparei tudo, pus a L. ao comando e vamos a isto! Usamos a nossa liquidificadora-faz-tudo-só-não-passa-a-ferro, para ajudar na tarefa, mas coloco a receita para quem não tem um bichinho destes em casa.
No copo colocar a água, o fermento e a geleia.
Juntar as farinhas (e o sal).
Estender a massa e cortar com pequenos cortadores de bolachas, ou fazer um rolo da espessura de um dedo e cortar aos pedacinhos com uma faca.
imagem daqui
Mergulhar os bites na água quente com bicarbonato, com a ajuda de um garfo (a colher não dá jeito), e dispor num tabuleiro de ir ao forno.
Colocar o tabuleiro no forno aquecido e desligar o forno, deixando levedar com o calor residual.
Por fim, ligar o forno a 230º e deixar cozer por 10 minutos, ou até ficarem dourados (vai depender do tamanho e espessura dos bites).
Não ficaram brilhantes como os do post original, nem sei bem porquê. Mas ficaram fofos, leves e muito saborosos. A L. adorou e tem levado para o lanche nos últimos dois dias. Têm-nos comido só assim, mas podem fazer uma pasta para acompanhar.
No final de contas, contou o tempo que passámos as três juntas, sem “episódios” ou moleza. É tão fácil render-nos a ligar a televisão e ficar em sossego aqueles minutos. Mas é tão mais recompensador fazer estas actividades e registar na memória estes momentos com eles.
Já sei que me vão perguntar de onde são os meus cortadores. Mandei vir da Amazon e de certeza que encontram idênticos em lojas online, ou mesmo físicas específicas para pastelaria.
- 3/4 chávena (150gr ou 180ml) de água morna
- 1 colher de café de fermento padeiro em pó
- 1 colher de sopa de geleia de arroz ou outro adoçante a gosto
- 1 pitada de sal (opcional)
- 1 1/2 chávenas (200gr) de farinha
- 1/2 chávena (75gr) de farinha integral
- 1 chávena de água quente
- 1 colher de sopa de bicarbonato de soda
- Dissolver o fermento na água morna e juntar a geleia de arroz até ficar tudo bem misturado.
- Deixar repousar por 10 minutos.
- Misturar as farinhas (e o sal) e ir adicionando à água com fermento aos poucos, mexendo e amassando com as mãos.
- Cobrir a taça e deixar levedar por 30 minutos.
- Pré-aquecer o forno a 50º e preparar a chávena de água morna com bicarbonato, dissolvendo bem.
- Estender a massa e cortar com pequenos cortadores de bolachas, ou fazer um rolo da espessura de um dedo e cortar aos pedacinhos com uma faca.
- Mergulhar os bites na água com bicarbonato, com a ajuda de um garfo, e dispor num tabuleiro de ir ao forno
- Colocar o tabuleiro no forno aquecido e desligar o forno, deixando levedar com o calor residual por 1 hora.
- Por fim, ligar o forno a 230º e deixar cozer por 10 minutos, ou até ficarem dourados (vai depender do tamanho e espessura dos bites).
- No copo colocar a água, o fermento e a geleia e programar 2min./37º/vel.1.
- Deixar repousar no copo por 10 minutos.
- Juntar as farinhas (e o sal) e programar 3min./vel.espiga.
- Deixar levedar por 30 minutos dentro do copo tapado.
- Pré-aquecer o forno a 50º e preparar a chávena de água morna com bicarbonato, dissolvendo bem.
- Estender a massa e cortar com pequenos cortadores de bolachas, ou fazer um rolo da espessura de um dedo e cortar aos pedacinhos com uma faca.
- Mergulhar os bites na água quente com bicarbonato, com a ajuda de um garfo (a colher não dá jeito), e dispor num tabuleiro de ir ao forno.
- Colocar o tabuleiro no forno aquecido e desligar o forno, deixando levedar com o calor residual por 1 hora.
- Por fim, ligar o forno a 230º e deixar cozer por 10 minutos, ou até ficarem dourados (vai depender do tamanho e espessura dos bites).
Tags In
29 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Artigos mais lidos
Oi gosto muito do blog 🙂 Queria perguntar a partir de que idade as suas meninas começaram a ajudar nos cozinhados. Obrigada
Desde que se aguentam bem em pé sozinhas, mais ou menos com 13-14 meses começaram a ajudar 🙂
Boa ideia!!! Só cheguei há pouco ao blog mas estou a deliciar-me com a ajuda!!! Só para informar que no Lidl e na Casa por vezes há cortadores, e se não me engano é mais ou menos por esta altura!!!
[…] a semana com os pretzel bites que fizemos no fim-de-semana, com iogurte e tangerina em gomos. No regresso das lancheiras a […]
Boa tarde Leonor 🙂 desde já adoro o seu blog e tem sido uma inspiração para a comida dos graúdos e do mais pequeno cá em casa. Esclareca-me uma dúvida, por favor. Este fermento de padeiro em pó comprar onde? É que fermento de padeiro só conheço daquele em “barras” que se compra em padarias ou pequenas mercearias de aldeia… Muito Obrigada!
Há nos hipermercados, na zona dos ingredientes para bolos etc.
Boa Noite 🙂
Muito obrigada por estes ensinamentos alimentares. Adoro todas as dicas que partilha, com imenso carinho, aqui no site e tenho lhes dado muito uso na alimentação da minha M de 13 meses.
Gostaria de lhe perguntar qual a marca de farinha e de farinha integral que usa na confeção dos Pretzel Bites.
Boa Noite e votos de uma boa semana 😉
beijinhos
Olá! Obrigada pelas palavras 🙂
Compro as farinhas no supermercado biológico aqui perto de casa e são da marca Celnat. Já usei a farinha integral do Continente e não desgosto. Para farinha branca do supermercado, usava muito a Nacional.
Obrigada eu. Felicidades e sucesso 🙂
Conservam em frasco durante quanto tempo?
Cá em casa, pouco tempo, que desaparecem em 2 dias 🙂 mas diria que aguentam bem pelo menos 1 semana.
Bom dia. Gostaria antes de mais de lhe agradecer por às ideias fanáticas que nos presenteia diariamente 🙂 Estas receitas estão no livro? Gostaria de as ter compiladas e se estão em livro é mais simples 🙂
A escrita inteligente não ajudou. Queria dizer fantásticas 🙂
Olá! O livro tem algumas receitas do blog como algumas exclusivas que não estão no blog 🙂
Olá! Em primeiro parabéns pelo seu fantástico trabalho!
Não consegui encontrar a geleia de arroz, onde costuma comprar?
Obrigada
Bj, Joana Pinto
Olá! Em supermercados biológicos e hipermercados com zona bio. 🙂
Olá, sei que o post já é antigo e por isso talvez não veja a minha questão, mas só sou mãe há seis meses.
Gostava de saber se em vez de geleia de arroz posso usar geleia de agrave ou de trigo.
Obrigada 🙂
Olá! Sim, pode usar, perfeitamente 🙂
Boa noite Leonor,
Antes demais muitos Parabéns pelo Blog!
Estou a iniciar-me neste mundo de fazer comida para bebés e onde estou a viver não existe (ou não encontro) geleia de arroz. Pode indicar-me alternativas e respectivas quantidades?
Obrigada.
Bjs
Ana
Olá! Pode substituir por outro tipo de geleias, como a geleia de milho, o xarope de acer, geleia de agave. As quantidades serão idênticas. O grau de doçura destas geleias varia pouco entre si 🙂
Olá Leonor,
antes demais muitos Parabéns pelo blog.
Estou a iniciar-me a fazer comida para a minha bebe e ainda tenho muitas dúvidas. estou a viver fora de Portugal onde não há ou pelo menos não encontro geleia de arroz. Que adoçantes posso usar como alternativa? E qual a quantidade?
Obrigada.
Bjs
Ana
Olá! Pode substituir por outro tipo de geleias, como a geleia de milho, o xarope de acer, geleia de agave. As quantidades serão idênticas. O grau de doçura destas geleias varia pouco entre si 🙂
Estas geleias e fermento pode ser usado com 6 meses?
Olá! A geleia é uma quantidade pequena, em relação aos pretzels que produz, o fermento também. O que quero dizer com esta designação “desde os 6 meses”, é que se fizer esta receita para a sua família (como todas as outras aqui do blog), não tem inconveniente em oferecer ao bebé, se este se mostrar interessado em experimentar 🙂
bom dia.
vou tentar fazer estes pretzels, mas tenho 2 questões:
posso substituir a geleia por mel ?
qual é o papel da farinha integral? É que o meu pequenino é celiaco temos de usar farinhas sem gluten, normalmente um misto de farinhas, mas não tenho integral.
acha que funciona se substituir a totalidade das duas farinhas por um misto de farinhas (milho, arroz, trigo sarraceno, fécula de batata…?
as farinhas que refere são com ou sem fermento? ou tanto faz?
obrigada!
Olá! Sim, pode substituir a geleia por mel, mas só para que esteja informada, recomendo a leitura deste post: https://www.nacadeiradapapa.com/2017/08/mel-saber-consumir.html
A farinha integral é mais rica que a farinha branca, mas não resulta tão bem na confecção de certos bolos ou pães. Por isso, costumo usar a mistura das duas. No seu caso, pode substituir a totalidade com essa mistura que usa. As farinhas que uso são sem fermento.
obrigada!
vou experimentar.
a minha questão com o mel, era para substituir porque achei que era necessária a textura de geleia e não só o adoçante (normalmente nao usamos mel). temos alguma dificuldade em encontrar estes produtos mais “diferentes” garantidamente isentos de gluten (embora sejam naturalmente isentos, podem não ser seguros e existir contaminação de gluten). vou procurar as geleias xaropes, mas se não encontrar, não queria deixar de fazer. mas obrigada pela informação e ajuda! depois digo como correu! continue com o excelente trabalho!!! 🙂
A geleia, mel ou açúcar, servem para “alimentar” os fermentos e ajuda que a massa cresça mais e por consequência, fique mais fofa.
[…] Pretzel Bites […]